CONCEPÇOES SOBRE BIOÉTICA NA FORMAÇÃO MÉDICA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

SARTORI, Giovanni Schrickte ¹; CUNHA, Thiago Rocha Da ²
Colégio do(a) estudante: Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão (TECPUC)
Supervisor(a): Jésica Fernanda de Souza Gênero
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A formação médica tradicionalmente baseada no modelo flexneriano tem sido criticada por sua abordagem individualista e biologicista. Nesse contexto, a bioética emerge como uma ferramenta crucial para promover uma formação mais humanística. No entanto, há um reconhecimento de que a simples inclusão do tema nos currículos não é suficiente para efetivar mudanças significativas. O presente trabalho propõe uma revisão integrativa da literatura para analisar o ensino da bioética nos cursos de medicina no Brasil, visando entender as razões pelas quais essa disciplina é ainda insatisfatoriamente abordada OBJETIVOS: O objetivo geral deste estudo é analisar, através de uma revisão integrativa da literatura, o estado da arte das publicações que abordam o ensino de bioética na educação médica no Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa utiliza o método de revisão integrativa conforme descrito por Souza et al. (2010) e Mendes et al. (2008), que permite a inclusão de estudos de diversas naturezas metodológicas. A revisão abrangeu artigos publicados entre 2010 e 2023, utilizando as plataformas SciELO, MEDLINE e LILACS. As palavras-chave “Educação Médica” e “Bioética” foram empregadas para identificar estudos relevantes. A análise incluiu leitura, fichamento e categorização qualitativa dos artigos selecionados. RESULTADOS: A busca resultou em 35 artigos, dos quais 19 foram selecionados para análise final. Os resultados indicam que a bioética é frequentemente abordada de maneira superficial nos currículos médicos. A carga horária dedicada ao tema é insuficiente, e o ensino tende a focar em aspectos deontológicos sem um aprofundamento nas questões morais, éticas e sociais mais amplas. Temas críticos como terminalidade da vida, suicídio, cuidados paliativos e testamento vital são pouco explorados, evidenciando uma lacuna significativa na formação emocional e psicológica dos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A revisão revela que o ensino de bioética nos cursos de medicina no Brasil enfrenta desafios significativos. A formação em bioética, embora reconhecida como importante, é insuficiente em termos de abrangência e profundidade. Há uma necessidade urgente de reformulação curricular para incluir uma formação em bioética transversal e contínua. É essencial que os professores sejam adequadamente capacitados para garantir a qualidade do ensino. Além disso, a inclusão de temas relacionados a vulnerabilidades específicas, como cuidados paliativos pediátricos e populações transgênero, pode promover uma maior sensibilização e preparo dos futuros médicos. A pandemia de Covid-19 ressaltou ainda mais a relevância da bioética na formação médica, destacando a necessidade de uma preparação robusta para enfrentar crises sanitárias com responsabilidade ética.

PALAVRAS-CHAVE: Bioética; Educação Médica; Formação Humanística; Revisão Integrativa; Medicina.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.