PESQUISA-AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CLÍNICAS DE DIREITOS HUMANOS

Colégio do(a) estudante: Colégio Marista Londrina
Supervisor(a): Nilson Douglas Castilho
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A integração dos eixos de ensino, pesquisa e extensão é essencial para a formação plena dos estudantes universitários, particularmente em cursos como o de Direito. No entanto, o Curso de Direito do Campus Londrina tem apresentado uma deficiência significativa em relação à extensão, refletida na ausência de oportunidades que permitam aos alunos se conectarem com a comunidade externa. As Clínicas de Direitos Humanos emergem como uma solução inovadora e eficaz para os desafios do ensino jurídico. Inspiradas em modelos de educação clínica desenvolvidos em diversas universidades ao redor do mundo, as clínicas jurídicas oferecem aos estudantes a oportunidade de aprenderem de forma prática sobre a aplicação dos direitos humanos. OBJETIVOS: Assistir o estudante de graduação na construção de uma proposta de criação de uma Clínicas de Direitos Humanos no Campus Londrina. MATERIAIS E MÉTODO: As atividades da estudante de ensino médio envolveram a pesquisa bibliográfica e a organização e catalogação das Clínicas de Direitos Humanos cadastradas na Plataforma Sucupira, para separar as experiências paranaenses. RESULTADOS: As Clínicas de Direitos Humanos são estruturadas para abordar questões ligadas aos direitos humanos, proporcionando uma integração eficaz entre ensino, pesquisa e extensão. Essas clínicas não apenas facilitam uma prática mais engajada com demandas sociais de acesso aos direitos, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades relacionais e valores éticos essenciais para futuros profissionais da área jurídica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A proposta de criação de uma Clínica de Direitos Humanos no Curso de Direito do Campus Londrina visa não apenas suprir a carência de atividades de extensão, mas também desempenhar um papel vital na formação integral dos estudantes, ao mesmo tempo em que promove a interação e o apoio à comunidade local.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ensino jurídico; 2. Práticas extensionistas; 3. Clínicas de Direitos Humanos; 4. Paraná.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.