SINODALIDADE E TEOLOGIA DO LAICATO

PROCÓPIO, Jocelia Aparecida nka ¹; SINNER, Rudolf Eduard Von ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Essa pesquisa teve intenção de avaliar as implicações, vantagens e eventuais perigos do uso do termo “povo” na Teologia do Papa Francisco levando-nos a refletir sobre as possíveis consequências na prática da democracia dentro e fora da igreja e sua compreensão na sociedade em geral. OBJETIVOS: Teve como objetivo analisar obras brasileiras recentes quanto ao tratamento da teologia do laicato e da sinodalidade em relação com a democracia dentro e fora da igreja. MATERIAIS E MÉTODO: Para essa reflexão realizamos pesquisa bibliográfica dos materiais sugeridos e também dos textos do Papa Francisco fazendo síntese sobre o material e conversas com professor orientador para elaboração desse relatório. RESULTADOS: Obtivemos com a presente pesquisa uma compreensão sobre o tema sinodalidade e teologia do laicato, sua importância e avanço no reconhecimento, valorização e formação continuada tão necessária aos leigos em diversas frentes, tanto na igreja com suas diversas pastorais, grupos e movimentos, bem como em toda sociedade, nas associações, ONGs, hospitais, escolas, etc. Percebe-se uma valorização muito grande da pessoa leiga tanto em termos teológicos, quanto culturais e religiosos. Ao mesmo tempo, esta compreensão não se desdobra necessariamente em maior participação no e partilha de poder. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Vimos que é fundamental o serviço do laicato. Que há muito tempo se pôde contar com pessoas desprendidas de si, cheias de amor ao próximo, que se dispõem a serviço da comunidade. Mas que em outros tempos eram vistos somente como colaboradores do clero. Somente após o Concilio Vaticano II começou a reconhecer que o serviço dos leigos, ou seja, o “povo de Deus”, que é todo ser humano batizado, tem especial destaque na missão evangelizadora e pastoral, e que para tanto se é necessário formação e vínculo com toda comunidade/sociedade para desempenhar sua função com compromisso e responsabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Laicato; sinodalidade; missão; Igreja Católica; sociedade.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.