PREPARO PSICOLÓGICO PARA PROCEDIMENTO CIRÚRGICO E OU INVASIVO DE PESSOAS COM FISSURA LABIOPALATAL: MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADAS NO BRASIL

OLIVEIRA, Joislaine Gonçalves Karnoski ¹; PELIZZONI, Aline Vaneli ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Toledo – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: Introdução. As fissuras labiopalatais (FLP) estão entre as anomalias craniofaciais congênitas mais comuns. Essa condição afeta aproximadamente 1 a cada 650 nascimentos no Brasil e as internações frequentes podem causar sofrimento psíquico tanto no paciente quanto em sua família. Considerando a alta prevalência e a frequente necessidade de intervenções médicas torna-se necessário discutir sobre os principais métodos e técnicas de preparo psicológico para pacientes com FLP submetidos a procedimentos cirúrgicos e/ou invasivos. OBJETIVOS: Objetivos. Conhecer as estratégias de preparo psicológico para procedimentos cirúrgicos e invasivos realizados nos Centros de Referência para tratamento de Fissuras Labiopalatais no Brasil; Descrever as estratégias e recursos utilizados, as especificidades para cada faixa etária e procedimentos adotados. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos. Pesquisa descritiva exploratória de cunho qualitativo. Para isso foram enviados questionários online, com questões fechadas e abertas. A população respondente foram profissionais da psicologia atuantes em Centros de Referência em Fissura Labiopalatal no Brasil. RESULTADOS: Resultados. Os resultados indicaram que as estratégias variam conforme a faixa etária do paciente. Para bebês o foco de intervenções são os pais, para crianças são utilizados recursos lúdicos e imagéticos, enquanto para adolescentes e adultos são realizadas psicoeducação e técnicas de relaxamento. Além disso, são realizadas orientações às famílias sobre os procedimentos e os esclarecimentos de dúvidas. Não foi evidenciado recurso, técnica e ou estratégia de preparo psicológico que fossem voltados especificamente para esse público. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão. A atuação psicológica no preparo para procedimentos cirúrgicos em pacientes com FLP é relevante, pois contribui para uma melhor qualidade de vida e bem-estar emocional dos pacientes e de seus cuidadores. Evidenciou-se a necessidade de pesquisas para documentar e avaliar a eficácia das diferentes estratégias de preparo psicológico, adaptadas por faixa etária. Além disso, sugere-se o desenvolvimento de protocolos específicos e eficazes para o preparo psicológico de pacientes com FLP.

PALAVRAS-CHAVE: 1. fissura labiopalatal; 2. preparo psicológico; 3. procedimento cirúrgico; 4. procedimento invasivo; 5. estratégias de preparo.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.