PREPARO PSICOLÓGICO PARA PROCEDIMENTO CIRÚRGICO E OU INVASIVO DE PESSOAS COM FISSURA LABIOPALATAL: MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADAS NA AMÉRICA LATINA

NANDI, Gabriela ¹; PELIZZONI, Aline Vaneli ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Toledo – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: Introdução. As fissuras labiopalatais (FLP) estão entre as anomalias craniofaciais congênitas mais comuns, com uma prevalência de 1 para cada 650 nascimentos no Brasil. O tratamento de pessoas com essa condição se inicia desde os primeiros dias do nascimento e se estende até a idade adulta, período no qual costumam ser realizadas diferentes intervenções cirúrgicas e exames invasivos. A proposição de conhecer os principais métodos e técnicas para o preparo psicológico realizados antes dessas intervenções faz-se relevante devido à escassez de estudos na área e o alto índice de pessoas com essa condição. OBJETIVOS: Objetivos. Conhecer as estratégias de preparo psicológico para procedimentos cirúrgicos e invasivos realizados nos centros de referência para tratamento de FLP na América Latina. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Método. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Para isso, forma enviados questionários com perguntas fechadas e abertas para profissionais da psicologia atuantes em Centros de Referência em FLP nos países da América Latina. RESULTADOS: Resultados. Os resultados indicaram que todos os países respondentes realizam o preparo psicológico das pessoas com FLP antes da realização dos procedimentos cirúrgicos e invasivos. Sendo que as estratégias adotadas variam conforme a faixa etária do paciente. Não foi evidenciado recurso, técnica e ou estratégia de preparo psicológico que fossem voltados especificamente para esse público CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão. Existe uma coerência significativa entre as estratégias adotadas pelos diferentes países da América Latina em relação aos cuidados e preparação dos pacientes com FLP e seus familiares. Apesar disso, foi identificada uma escassez de produções acadêmicas que considerem as especificidades psicológicas, emocionais e sociais desses pacientes, como, por exemplo, os fatores ligados ao desenvolvimento e à aparência física.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Fissura labiopalatal; 2. Preparo psicológico; 3. Estratégias de preparo; 4. Procedimento cirúrgico; 5. Procedimento invasivo

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.