CULTIVO E ACEITABILIDADE DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS) NA REGIÃO DE TOLEDO, PR

HOFSTETTER, Ana Carolina ¹; MASCARO, Marcia De Holanda Nozaki ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Câmpus Toledo – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: A busca por uma alimentação saudável e sustentável leva ao consumo de alimentos não industrializados, como as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que são nutritivas e funcionais. PANCs são plantas que ainda não foram completamente estudadas por parte da comunidade técnico-científica e/ou exploradas pela sociedade como um todo, resultando em consumo regional e apresentando dificuldade de aceitação e consumo para as demais regiões do país. OBJETIVOS: O objetivo deste projeto foi de identificar, cultivar e promover o consumo de PANCs na região de Toledo, PR, além de determinar sua frequência de cultivo, melhorar técnicas de manejo e avaliar a aceitação local. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa sobre o uso de plantas medicinais e alimentícias na região, focando especialmente em PANCs. Utilizando entrevistas e técnicas como “bola de neve” e “turnê guiada”, sendo identificadas e coletadas diversas espécies de PANCs em cinco propriedades locais. Quatro espécies de maior frequência foram implantadas no campus experimental, sendo elas: Trapoeraba (Commelina benghalensis L.), Caruru (Amaranthus deflexus L.), Picão Preto (Bidens pilosa L.) e Peixinho da horta (Stachys byzantina K.), sendo incorporadas em receitas populares para avaliação sensorial. Após a implantação e cultivo das espécies foi coletado uma quantia de folhas de cada espécie, as quais foram incorporadas em alimentos popularmente consumidos, como rosquinha de polvilho, panqueca, bolinho frito e uma espécie foi feita à milanesa. Para avaliar a aceitação dos alimentos preparados, foi realizada a análise sensorial através de uma escala hedônica de nove pontos, pela qual foi avaliado: aparência global, cor, aroma, textura e sabor, segundo Gularte (2009). Cada característica foi avaliada de acordo com a escala de 1-9, com desgostei a gostei extramamente. RESULTADOS: Os resultados indicaram aceitação variada dos alimentos preparados, com análise baseada em uma escala hedônica de nove pontos por avaliadores não experientes. Os testes de aceitação dos alimentos mostraram que todas as amostras receberam notas altas, especialmente no atributo cor, com o bolinho de picão preto sendo o mais apreciado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) foram bem aceitas quando incorporadas em receitas populares, demonstrando que essas plantas podem enriquecer a dieta diária apesar de serem pouco conhecidas e erroneamente vistas como ervas daninhas.

PALAVRAS-CHAVE: plantas alimentícias; nutrição; alimentação saudável; espécies alternativas; sustentabilidade