CIÊNCIA E FILOSOFIA UM DIÁLOGO ENTRE KARL POPPER E THOMAS KUHN

CARVALHO, Marco Aurélio ¹; JUNIOR, Raul Greco ²
Curso do(a) Estudante: Superior De Tecnologia Em Análise De Desenvolvimento De Sistemas – Pucpr Online – Pucpr Online
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O relatório explora a natureza da ciência através do diálogo entre Karl Popper e Thomas Kuhn, destacando suas teorias em “A Lógica da Pesquisa Científica” e “A Estrutura das Revoluções Científicas”. Popper defende o falsificacionismo, onde teorias científicas devem ser refutáveis, enquanto Kuhn apresenta o conceito de paradigmas que transformam a ciência em ciclos revolucionários, desafiando a visão linear do progresso científico. OBJETIVOS: O objetivo geral deste estudo é investigar e contrastar as teorias de Karl Popper e Thomas Kuhn para compreender suas implicações na ciência moderna. Especificamente, visa revisar suas obras principais, identificar convergências e divergências em suas teorias, discutir implicações para a validação do conhecimento científico, e contribuir para o debate sobre a filosofia da ciência. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia emprega uma abordagem qualitativa e histórico-filosófica, utilizando análise de conteúdo e hermenêutica para examinar as obras de Popper e Kuhn. Inclui revisão bibliográfica detalhada, análise de suas teorias, e discussão sobre suas contribuições e divergências, permitindo uma compreensão profunda dos mecanismos de evolução do conhecimento científico. RESULTADOS: A análise revela que, embora Popper e Kuhn apresentem perspectivas distintas sobre o progresso científico—Popper através da refutabilidade e Kuhn através de revoluções paradigmáticas—ambas as visões são complementares, oferecendo insights profundos sobre como a ciência avança e se adapta. As teorias proporcionam uma base para entender a dinâmica da ciência e suas revoluções, destacando a complexidade do desenvolvimento científico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo conclui que a integração das perspectivas de Popper e Kuhn enriquece nossa compreensão da ciência. Seus debates destacam a importância de uma abordagem crítica e adaptativa no desenvolvimento científico, reconhecendo tanto a estrutura dos paradigmas quanto a necessidade de uma contínua revisão teórica para o avanço da ciência. As reflexões propostas são essenciais para moldar práticas científicas mais sólidas e responsáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Filosofia da ciência; Karl Popper; Thomas Kuhn; falsificacionismo; revoluções científicas.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.