MÉTODOS QUALITATIVOS PARA AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO TREINAMENTO DE LÍDERES FEMININAS

MENDES, Aline Gabriella Cavalheiro ¹; WEYMER, Alex Sandro Quadros ²
Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O aumento da presença feminina em cargos de liderança no cooperativismo reflete mudanças significativas na sociedade, mas ainda existem desafios para evidenciar a eficácia dessas líderes. Este estudo busca entender como avaliar o impacto dos treinamentos destinados às líderes femininas nesse ambiente organizacional. OBJETIVOS: Identificar metodologias qualitativas que permitam avaliar a eficácia do treinamento de líderes femininas no cooperativismo. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma revisão sistemática com foco na literatura especializada a partir de uma busca de artigos científicos que abordassem sobre a eficácia dos treinamentos de liderança feminina no cooperativismo. RESULTADOS: Os resultados indicam que os métodos qualitativos são cruciais para avaliar a eficácia dos programas de treinamento. Apesar de reconhecer a importância dos métodos quantitativos da identificação de métricas para identificar a relação entre treinamento e indicadores como produtividade, retenção, engajamento, liderança, entre outros, os métodos qualitativos possibilitam entender “como” e “por que” essas relações acontecem de maneira mais aprofundada, oferecendo subsídios importantes para tomada de decisões não somente sobre os objetivos instrucionais dos treinamentos, mas também para identificar as melhores metodologias e recursos para aprendizagem e transferência do conhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa demonstrou que a eficácia dos programas de treinamento está diretamente ligada à capacidade de adaptar o treinamento às necessidades individuais das líderes e ao contexto específico do cooperativismo, que os treinamentos personalizados e a superação de barreiras persistentes são essenciais para garantir resultados positivos. Um aspecto que merece destaque é que as métricas qualitativas para avaliar a eficácia de treinamento, parecem ser uma alternativa interessante para complementar os indicadores quantitativos, especialmente a partir do uso de entrevistas, grupos focais, observação participante, com utilização de técnicas específicas para análise de dados, como é caso da análise de conteúdo.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Cooperativismo; 2. Liderança Feminina; 3. Treinamento; 4. Métodos Qualitativos; 5. Eficácia.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.