INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS NOS ESCRITOS DE FLÁVIO JOSEFO NA GUERRA JUDAICA DE 66-70 D.C

PORTO, Lorena Elaine ¹; MOCELIM, Adriana ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em História – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O período de domínio romano na Judeia do século I d.C. foi conturbado e tenso nas relações entre os judeus e Roma, o que culminou na Revolta Judaica de 66-70 d.C. OBJETIVOS: Esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar as influências religiosas na sociedade judaica que levaram ao início da Revolta Judaica, descrito nos textos do historiador judeu Flávio Josefo. MATERIAIS E MÉTODO: Os escritos do historiador Flávio Josefo, Antiguidades Judaicas, Guerra Judaica e Vida, foram as fontes históricas escolhidas para esta pesquisa. A memória foi o ponto fundamental para a narrativa de Flávio Josefo e o registro dos acontecimentos porque ele foi uma testemunha ocular do desenrolar dos eventos que provocaram a eclosão da Revolta Judaica. O autor da fonte histórica descreve os diferentes grupos político-religiosos e dissidentes que influenciaram as tensões contra Roma e como isso se desenrolou ao longo desses anos fatídicos. RESULTADOS: Os grupos políticos-religiosos, estabelecidos na Judeia do século I d.C., eram os fariseus, saduceus e essênios. Porém Josefo ainda cita grupos dissidentes que ele chama ora de bandidos, ora de messias e profetas. Os principais grupos político-religiosos estabelecidos na sociedade judaica do primeiro século da era comum, segundo Josefo, tentaram evitar que a Revolta eclodisse, entretanto influenciaram o seu início com a propagação de ideias de liberdade do campesinato presente em textos sagrados para o judaísmo como os livros de Josué e Juízes. Os grupos dissidentes, liderados por figuras, nem sempre nomeadas por Josefo, incitavam a população contra Roma e em defesa da religião judaica, muitas vezes insultadas pelas autoridades romanas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A instabilidade social na Judeia devido à perda de terras pelo campesinato, a impossibilidade de absorção desse contingente trabalhador na economia local em conjunto com a propagação de ideais de liberdade e propriedade privada feita pelos grupos político-religiosos da região são apontados pelo autor como a grande causa do levante revolucionário judeu contra Roma.

PALAVRAS-CHAVE: Revolta Judaica; Flávio Josefo; Fariseus; Saduceus; Essênios.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.