VOZES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE AS VIVÊNCIAS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES NEGROS EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO SUL DO BRASIL

MAIA, Lucas Gabriel Sousa ¹; GARCIA, Wallisten Passos ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: As políticas de acesso às universidades brasileiras têm promovido uma ampliação no ingresso de grupos minoritários, incluindo a população negra de baixa renda. Contudo, desafios significativos ainda persistem. Este estudo se dedica a examinar as vivências de estudantes negros no contexto do ensino superior privado brasileiro, focando nas complexas interações entre identidade racial, educação e desigualdade social. A análise busca compreender como esses alunos vivenciam e atribuem sentido às suas trajetórias acadêmicas, bem como as dinâmicas entre suas identidades e o ambiente educacional. OBJETIVOS: Utilizando uma abordagem de análise dialógica do discurso e valorizando a oralidade, o estudo objetiva investigar os sentidos produzidos nas vivências de inclusão e exclusão de oito estudantes negros em uma instituição de ensino superior privada localizada no sul do Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas, cujas transcrições revelaram enunciados que destacam tanto interseções quanto conflitos nas percepções e experiências compartilhadas pelos alunos. RESULTADOS: Os relatos evidenciam várias dimensões das vivências desses estudantes, incluindo suas semelhanças econômicas, participação em programas de bolsas, e histórias de pioneirismo familiar. Eles também abordam sacrifícios realizados para o ingresso na universidade e os preconceitos enfrentados ao longo do curso. Uma dificuldade recorrente identificada foi a dificuldade em participar de atividades de extensão devido à necessidade de equilibrar os estudos com trabalho, além da carência de auxílios para a permanência estudantil. Apesar desses desafios, a visão do ensino superior como uma oportunidade de transformação social e ascensão financeira é uma constante entre os estudantes. O engajamento político em projetos voltados para a permanência universitária e a afirmação identitária também são aspectos que refletem a esperança e a perseverança desses alunos, mesmo em um ambiente educacional que ainda se mostra pouco inclusivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda das experiências de estudantes negros em instituições privadas de ensino superior e oferece insights sobre as políticas e práticas que podem ser aprimoradas para promover uma inclusão mais efetiva e equitativa.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Superior Privado; Estudantes negros; Inclusão; Pertencimento; Dialogismo

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.