STARTUPS 4.0: DA IDEAÇÃO ATÉ PLATAFORMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES DA INDÚSTRIA 4.0

LOPES, Isabella Gil ¹; UTO, Rafaela ³; FERREIRA, Eduardo Damasceno ³; KAI, Dalton Alexandre ³; BENITEZ, Guilherme Brittes ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Indústria 4.0 permitiu não só mudanças na tecnologia do processo produtivo, como também mudanças culturais no mesmo. Ao adentrarmos neste contexto, percebe-se que a mudança na cadeia de suprimentos vai muito além de automatização e manipulação de dados. O que antes eram relações de colaboração em vias binárias na Supply Chain, agora transforma-se em uma integração entre fornecedores, clientes, empresas e outros agentes dentro de uma rede de colaboração de inovação chamadas de: Ecossistemas de Inovação. Dentro desses ambientes colaborativos, encontram-se as Startups, empresas emergentes com foco em inovação. A depender de alguns fatores, as Startups podem se encontram em diferentes níveis de maturidade dentro dos Ecossistemas os quais pertencem; são eles: ideação, MVP, tração e consolidação. OBJETIVOS: Esse projeto tem por foco o último estágio citado, a consolidação. Assim, busca-se entender o que define uma Startup por Consolidada, e dentro dessa ideia de consolidação e maturidade, como se formam e quais os tipos de relações de integração que suportam a inovação dentro da Cadeia de Suprimentos. Para isso, o projeto busca entender como startups consolidadas se relacionam dentro da sua cadeia de suprimentos investigando suas trocas com fornecedores e clientes. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 20 startups consolidadas para entender a sua relação com atores da cadeia de suprimentos. Através de uma análise de conteúdos e usando a Relational View como lente teórica, foram analisados fatores como dependência mútua, troca de know-how, adaptabilidade e necessidades e estrutura de governança na cadeia de suprimentos das startups. RESULTADOS: Como principais resultados encontrou-se que quanto mais integradas com fornecedores e clientes, mas inovadoras são as startups consolidadas. Além disso, também se verificou que startups mais integradas na sua cadeia de suprimentos tipicamente adotam um modelo de negócios baseado em plataformas. Os níveis de integração da cadeia de suprimentos encontrados foram: estático, marketplace, bilateral e aberto, sendo o último com maior grau de inovação, onde as startups conseguem conectar fornecedores e clientes para a co-criação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O framework conceitual desenvolvido serve como parte da contribuição de um produto de uma tese de doutorado, mostrando como startups consolidadas se relacionam com a sua cadeia de suprimentos e as potenciais implicações. Ao mostrar diferentes níveis de integração na cadeia de suprimentos é possível colaborar com a atual literatura de Indústria 4.0 em como a transformação digital é fundamental para conectar startups com seus parceiros para a co-criação.

PALAVRAS-CHAVE: Startups; Indústria 4.0; Ciclo de vida; Ecossistemas de inovação; Plataformas.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.