EFEITOS DA CIRURGIA BARIÁTRICA: UM ESTUDO RETROSPECTIVO DE 5 ANOS

TARLÉ, Bruna Prosdocimo ¹; NETO, Jose Rocha Faria ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A obesidade é uma condição de saúde pública global, com prevalência crescente e associada a graves comorbidades como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1,9 bilhões de adultos estão com sobrepeso, dos quais 650 milhões são obesos, o que resulta em elevados custos para os sistemas de saúde e impacto negativo na qualidade de vida. A cirurgia bariátrica se destaca como uma opção eficaz para perda de peso significativa e duradoura, superando muitas vezes as abordagens não cirúrgicas como dietas e medicamentos. Procedimentos como Bandagem Gástrica, Bypass Gástrico e Gastrectomia Vertical têm mostrado eficácia na redução do peso e na melhoria das comorbidades associadas à obesidade. OBJETIVOS: Avaliar os efeitos antropométricos e metabólicos da cirurgia bariátrica em pacientes de uma clínica de Curitiba-PR. Especificamente, visa analisar o perfil demográfico dos pacientes, comparar os resultados das diferentes técnicas cirúrgicas em termos de perda de peso e complicações, e investigar os resultados clínicos imediatos e a longo prazo, como a perda de peso e a resolução de comorbidades. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo retrospectivo, transversal e descritivo, realizado com dados de pacientes de uma clínica especializada em cirurgia bariátrica. Inclui pacientes acima de 18 anos, com diagnóstico de obesidade e/ou diabetes tipo 2 que realizaram cirurgia bariátrica entre janeiro de 2018 e dezembro de 2022. Foram analisados dados dos prontuários, incluindo informações demográficas, peso, altura, IMC, comorbidades, tipo de procedimento, resultados de exames e complicações pós-operatórias, utilizando estatística descritiva no IBM SPSS Statistics. RESULTADOS: A amostra incluiu 1073 pacientes, com predominância de mulheres (77%) e uma faixa etária ampla. A análise revelou a Bandagem Gástrica como menos comum, com maior incidência do Bypass Gástrico (74%) e da Gastrectomia Vertical (23%). A perda de peso foi significativa ao longo dos meses, com variações entre os sexos; homens apresentaram maior perda e peso inicial, mas a diferença se igualou após um ano. A análise mostrou também melhorias em comorbidades e manutenção da perda de peso até dois anos após a cirurgia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam que as cirurgias bariátricas resultam em redução significativa de peso e IMC. A diferença na perda de peso entre os sexos, significativa nos primeiros meses, tende a se equilibrar ao longo do tempo. O estudo reforça a eficácia das cirurgias bariátricas na gestão da obesidade e suas complicações de saúde, destacando a importância da escolha do procedimento adequado e acompanhamento contínuo para maximizar os benefícios a longo prazo.

PALAVRAS-CHAVE: Obesidade; Cirurgia Bariátrica; Diabetes