A RELAÇÃO ENTRE TEATRO DO OPRIMIDO DE AUGUSTO BOAL E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE

SILVA, Nicolly Bueno ¹; GONCALVES, Adalgisa Aparecida De Oliveira ²
Curso do(a) Estudante: Teatro – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Artes Cênicas – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Augusto Boal e Paulo Freire destacam suas contribuições para a formação de uma consciência crítica e social, utilizando a arte e a educação como ferramentas de mudança. OBJETIVOS: A pesquisa visou analisar a relação entre o Teatro do Oprimido e a Pedagogia do Oprimido, enfatizando suas similaridades, diferenças e contribuições para o protagonismo na transformação social. MATERIAIS E MÉTODO: Utilização do método bibliográfico, por se tratar de uma pesquisa teórica, fichando textos para organizar informações de maneira estruturada, facilitando a redação e a revisão do conteúdo. RESULTADOS: Paulo Freire e Augusto Boal compartilham uma visão educacional e teatral profundamente crítica e participativa. Freire destaca o diálogo horizontal e a conscientização crítica como relevantes para uma educação libertadora, enquanto Boal, através do Teatro do Oprimido, promove a conscientização dos oprimidos por meio da participação ativa e do empoderamento, utilizando o teatro como ferramenta de transformação social e política. Ambos os autores desafiam estruturas de poder ao empoderar indivíduos a questionar, refletir e agir para mudar suas realidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tanto Freire quanto Boal adotam uma abordagem dialógica em seus métodos. Eles valorizam o intercâmbio de ideias, a troca de experiências e a reflexão crítica como elementos centrais de seus processos educativos e teatrais. Embora Freire tenha se concentrado principalmente na educação e Boal no teatro, as ideias de ambos são complementares e trouxeram uma variedade de contextos para promover a conscientização, a participação e a transformação social. Juntos, seus trabalhos contribuem para uma compreensão mais profunda das relações entre arte, educação e justiça social. Portanto, as abordagens convergem para a promoção da emancipação individual e coletiva, por meio da reflexão crítica e da ação transformadora.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro do Oprimido; Pedagogia do Oprimido; Consciência crítica; Protagonismo social; Transformação social.