VALIDAÇÃO FUNCIONAL DE BOCA ARTIFICIAL

ARRUDA, Leticia Brito De ¹; ROSA, Edvaldo Antonio Ribeiro ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Estudos envolvendo biofilmes dentais, em sua maioria, envolvem crescimentos microbianos formados em sistemas estáticos. Um sistema in vitro que permita se obter biofilmes é interessante, pois permite a avaliação preliminar da eficiência de antimicrobianos, o entendimento dos mecanismos de ação e determinações de posologia. Bocas artificiais são sistemas experimentais que se prestam a essa finalidade; contudo, são equipamentos muito caros eque damandam ambiente adaptado, manutenção e operação especializados, sistemas dedicados de esterilização de gases e de ar admitido. OBJETIVOS: Este projeto buscou desenvolver (etapa realizada em um PIBIC anterior) e validar um sistema experimental de boca artificial que permita formação de biofilmes dentais, facilitando a triagem de cepas e a realização de múltiplas replicatas técnicas. Essa boca artificial deve ser de fácil construção, de baixo custo operacional e de construção, que permita uma atmosfera isenta de contaminantes e com vários acessos para saliva artificial, soluções-desafio, aniticrobianos, gases acondicionadores, etc. MATERIAIS E MÉTODO: Foi construída uma boca artificial que permite a avaliação simultânea de vários espécimes. Foi avaliada o formação de biofilme de Streptococcus mutans sobre lamínulas de vidro por 48 horas, pCO2 10%, 35,5 °C. O crescimento microbiano foi acompanhado e ao término do período de incubação, os biofilmes foram lavados para remoção de células não aderentes. As células foram recolhidas e quantificadas por ensaio de redução de tetrazólio. RESULTADOS: Os resultados se mostraram decepcionantes, pois o crescimento bacteriano não pôde ser confirmado como sendo um biofilme verdadeiro, uma vez que se desagregaram com muita facilidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dada a não confirmação da formação de biofilme, os pesquisadores buscarão por novas cepas bacterianas para poder confirmar ou não os resultados obtidos.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Boca artificial; 2. Biofilme; 3. Streptococcus mutans.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.