LEVANTAMENTO DO ASPECTICOS ESTÉTICOS DO GOSTO

TAVARES, Júlia Nunes ¹; BEDORE, Renato Camassutti ²
Curso do(a) Estudante: Superior De Tecnologia Em Gastronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Gastronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este projeto tem seu início na investigação dos mecanismos da formação do imaginário estético alimentar a fim de estabelecer alguns atributos da percepção estética gastronômica. Em seguida, busca-se por meio da definição de um estilo estético de apresentação, utilizá-los como critério na classificação das receitas citadas anteriormente. Por fim, é possível inferir que a gastronomia vem se tornando uma interpretação artística que, apesar de seguir certos padrões, não dita de maneira taxativa o que é correto ou incorreto, uma vez que o correto passa a ser entendido como uma sensação de prazer independente da forma que se manifesta, portanto, a estética do gosto é entendida como uma arte desenvolvida através do sabor, emoções e sensações. OBJETIVOS: Objetivo deste trabalho é levantar quais são os atributos estéticos que tangem e se articulam entorno das formações simbólicas do gosto, a partir de definições teóricas e conceitos de estética, para posterior aplicá-los na categorização de receitas, na organização da hierarquia e no desenvolvimento de imagens fotográficas dos pratos de cada receita selecionada. MATERIAIS E MÉTODO: O método de pesquisa central utilizado foi a revisão bibliográfica sistemática, pelo qual se buscou fazer um levantamento sobre os estudos prévios a respeito de estética gastronômica; em seguida foi aplicada uma análise direcionada para a comparação das linhas estéticas gastronômicas já consolidadas no campo, para em seguida fazer a análise dos resultados e o cruzamento dos atributos indicados. RESULTADOS: Esse estudo fornece uma base teórica para a classificação prática das receitas, através da definição dos seguintes aspectos: culturais, regionais, sensoriais, simbólicos e imaginário, além de apresentar as diferenças entre as linhas estéticas de empratamento: Cozinha Clássica, Nouvelle Cuisine, Cozinha New American e Global, por fim e a seleção da linha adequada a aplicação que se pretende, a linha estética Global. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, o estudo oferece a base teórica e prática para a classificação e apresentação visual das receitas, contribuindo para a valorização da gastronomia também como forma de arte. O entendimento e aplicação dos mecanismos de atributos da estética nos alimentos pode ser responsável por elevar a experiência alimentar, ao torná-la uma representação visual e sensorial.

PALAVRAS-CHAVE: Atributos estéticos; Estética gastronômica; Categorização de receitas.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.