IDENTIFICAÇÃO DO FATOR DE CRESCIMENTO DE FIBROBLASTOS 3 EM PACIENTES COM CÂNCER DE BEXIGA MÚSCULO-INVASIVO

JUNIOR, Jackson André Dos Santos ¹; MEYER, Fernando ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O câncer de bexiga músculo músculo-invasivo é uma das doenças mais relevantes do aparelho genitourinário, em decorrência da sua alta taxa de morbimortalidade. Atualmente terapias neoadjuvantes e adjuvantes ganham cada vez mais espaço notratamento, pois suas cirurgias são extensas e prejudicam significantemente a qualidade de vida do paciente. Diante dessa realidade, buscam-se novos métodos terapêuticos que reduzam a evolução da doença, através de ação imunomoduladora, como o fator de crescimento de fibroblastos 3. OBJETIVOS: Identificar a presença do FGFR3 em peças anatomopatológicas e suas respectivas lâminas histológicas em pacientes tratados para o câncer de bexiga músculo-invasivo. MATERIAIS E MÉTODO: Nove pacientes previamente submetidos a abordagem cistectomia radical como tratamento para câncer de bexiga músculo-invasivo foram selecionados para participar do presente estudo, onde foram analisados pelo laboratório Diagnóstika em São Paulo para identificar a presença do fator de crescimento de fibroblastos. RESULTADOS: Somente um paciente teve o material anatomopatológico analisado, onde foi positivo para a presença do FGFR-3, o que reforça a importância da manutenção de estudos que busquem a presença do fator supracitado, considerando as possibilidades de serem criadas novas opções terapêuticas para a neoplasia maligna de bexiga. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando a prevalência e gravidade do câncer de bexiga músculo-invasivo e as opções terapêuticas atuais, resta clara a necessidade de continuar a busca por tratamentos menos invasivos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. Embora ainda sejam poucos os resultados de análises específicas, estudos sugerem o potencial de imunomoduladores para certos pacientes. Além do exposto, leva-se em consideração a necessidade de seleção de uma amostra representativa, considerando que a logística de coleta de dados também são obstáculos, especialmente quando depende-se de outras empresas e laboratórios para viabilizar o estudo. Evidencia-se, portanto, que a colaboração entre instituições e equipes de saúde é crucial para o sucesso e viabilidade dos projetos de pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Palavras-chave: neoplasia de bexiga; imunomoduladores; cistectomia radical.