AVALIAÇÃO HISTOPATOLÓGICA DO CARCINOMA INFLAMATÓRIO MAMÁRIO CANINO

BUENO, Carolina Casagranda ¹; FILHO, Jair Rodini Engracia ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Carcinoma inflamatório mamário (CIM) é um tumor altamente maligno, incomum em humanos e caninos e raro em outras espécies, o qual apresenta curso clínico agressivo. OBJETIVOS: O presente projeto tem por objetivo realizar estudo retrospectivo de avaliação histopatológica de casos de carcinoma inflamatório mamário diagnosticados no período de 2012 a 2023 de casos atendidos na Unidade Hospitalar de Animais de Companhia (UHAC) da PUCPR e na Clínica Veterinária Escola (CVE-PUCPR). MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, foi realizado estudo retrospectivo dos casos com histórico clínico e histopatológico de carcinoma inflamatório em cadelas diagnosticados e cadastrados na CVE-PUCPR, entre os anos de 2012 e 2023. Os achados histopatológicos e resultado clínico foram coletados, o material histológico foi revisado e foram registradas todas as alterações microscópicas. RESULTADOS: No levantamento realizado foram encontrados 10 casos de caninos diagnosticados com CIM, com média de idade de 11,8 anos, castradas quando adultas ou íntegras. Na avaliação histopatológica, foi observado que 100% das amostras apresentavam quadro inflamatório, predominantemente moderado e linfoplasmocitário. A necrose estava presente em 66,66% das amostras, ocupando de 10 a 70% da área observada, com média de 26%. Êmbolos linfáticos neoplásicos foram observados em todas as amostras. Houve predominância do carcinoma sólido e carcinoma tubular, e a maior parte dos casos era composta por tumores Grau III. Quanto às características celulares dos tumores, 70% apresentavam anisocitose e anisocariose elevadas e 30% moderadas. O pleomorfismo celular era acentuado em 70% dos casos e 40% apresentavam marcada binucleação ou multinucleação das células. A contagem de figuras de mitose apresentou média de 19,25 figuras em 10 campos de grande aumento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluiu-se que o CIM canino é um quadro altamente agressivo e com caraterísticas de elevada malignidade, assim como observado em humanos. A incidência de CIM canino se dá em animais castrados tardiamente ou íntegros. O carcinoma sólido Grau III é o tipo mais frequente de CIM canino.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Glândula mamária; 2. Oncologia; 3. Carcinoma inflamatório; 4. cães.