A PEDAGOGIA ESPIRITUAL NOS POEMAS DE TEREZA DE JESUS, SEU IMPACTO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL, COMUNITÁRIA E SOCIAL JUNTO AOS ACADÊMICOS E COLABORADORES DA PUCPR

BRITO, Bruno Gabriel Martineli ¹; FERREIRA, Valdecir ²; PEREIRA, Fabio Inacio ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Câmpus Maringá

INTRODUÇÃO: O estudo aborda a pedagogia espiritual nos poemas de Teresa de Jesus e seu impacto nos acadêmicos e colaboradores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). OBJETIVOS: A investigação objetiva compreender como os poemas de Teresa de Jesus, mística e doutora da Igreja, podem auxiliar nos momentos de crise espiritual e promover um encontro com o divino em um contexto acadêmico. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foram analisados os poemas presentes nas obras completas de Teresa de Jesus, publicadas pela editora Loyola, e investigou-se como essas obras são divulgadas nas redes sociais. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, centrada na análise temática dos poemas. RESULTADOS: Os resultados indicam que os poemas de Teresa de Jesus abordam a união da alma com Cristo, a vida de Jesus e dos santos, destacando a entrega total a Deus e a busca pela perfeição espiritual. A análise revelou que os poemas, escritos a partir das experiências de vida de Teresa, fornecem uma pedagogia espiritual que pode ser aplicada no contexto universitário, auxiliando em crises espirituais e promovendo reflexões profundas sobre a espiritualidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa conclui que a pedagogia espiritual de Teresa de Jesus oferece um caminho eficaz para o encontro com o divino e a transformação pessoal, comunitária e social, demonstrando a relevância contínua de seus escritos na busca por uma espiritualidade autêntica e profunda. As redes sociais se mostram como um meio promissor para a disseminação dessa espiritualidade, potencializando o alcance dos poemas e promovendo um sentido mais espiritual na vida acadêmica e pessoal dos indivíduos.

PALAVRAS-CHAVE: Poemas; Teresa de Ávila; Espiritualidade; Universidade; Reflexões.