COORTE PROSPECTIVO DE PACIENTES COM DOR TORÁCICA AGUDA DO HUC – ANALISE DOS DESFECHOS INTRA HOSPITALARES

HESLER, Marcos Krüger ¹; MARQUES, Gustavo Lenci ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A dor torácica aguda é um sintoma comum e potencialmente grave que pode ser causado por uma variedade de condições, incluindo doenças cardiovasculares, pulmonares e gastrointestinais. Dessa forma, a compreensão dos fatores de risco, bem como o manejo clínico e prognóstico, são essenciais para o sucesso do tratamento. OBJETIVOS: Identificar padrões e tendências relevantes, a partir do perfil epidemiológico, que levam a um pior prognóstico, em pacientes com dor torácica aguda internados no Hospital Universitário Cajuru. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo coorte prospectivo observacional de pacientes adultos com dor torácica aguda admitidos no Hospital Universitário Cajuru. RESULTADOS: Foram analisados 80 pacientes com dor torácica aguda no Hospital Universitário Cajuru. O perfil identificado foi de pacientes do sexo masculino (62,5%), com idade média de 60,6 anos e de cor branca (55%), aposentados, com dor do tipo pontada ou queimação em região esternal com duração maior que 20 minutos desencadeada em repouso. A principal causa da dor torácica aguda foi a de etiologia cardíaca, com 70 infartos agudos do miocárdio. A dor do tipo aperto e a localização esternal foram as mais prevalentes, com 35% e 88,75% dos casos, respectivamente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não foi possível achar padrões e tendências que levam a um pior prognóstico, pois o Hospital Universitário Cajuru, sendo um hospital terciário, recebe pacientes avaliados em unidades de saúde de nível primário e secundário, frequentemente com diagnóstico prévio de eventos cardíacos encaminhados para procedimentos específicos para tratamento de etiologias cardíacas. Ademais, ainda não foi possível atingir o objetivo final de estabelecer uma relação entre os achados e um pior prognóstico devido à inconclusão do follow up de 2 anos dos pacientes.

PALAVRAS-CHAVE: Dor torácica aguda; 2. Fatores de risco; 3. Perfil epidemiológico.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.