ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE EPÍFITAS DE UMA ÁREA DA FLORESTA ESTADUAL DO PALMITO

LEAL, Vinícius Oliveira ¹; KERSTEN, Rodrigo De Andrade ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Bacharelado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Parque Estadual do Palmito (PEP), localizado na planície litorânea do estado do Paraná, é constituído principalmente por restingas, O PEP possui ao todo 1,7 mil hectares na área urbana do município de Paranaguá, sendo ameaçado pela especulação imobiliária, além de caça e extração de espécies de flora, principalmente o palmito. OBJETIVOS: : o objetivo do estudo foi realizar o levantamento quantitativo e qualitativo das epífitas de uma área de restinga baixa, assim entendendo a fitossociologia. MATERIAIS E MÉTODO: Foi escolhida uma área de 4500 metros quadrados a qual foi subdividida de acordo com a profundidade do lençol freático. As áreas foram percorridas sendo coletadas todas as espécies encontradas férteis. RESULTADOS: os forófitos analisados foram divididos em estratos de altura e todas as epífitas presentes foram registradas, ao todo foram registrados 98 epífitas distribuídas em 38 espécies, oito famílias e 23 gêneros. As famílias mais ricas em espécies foram Orchidaceae, Bromeliaceae e Polypodiaceae. é possível observar alto valor de importância epifítica na região, além de significativa variação da flora entre as áreas seca e úmida devido a altura do lençol freático. A interação entre as epífitas e forófitos mostrou correlação entre altura e perímetro das árvores e número de epífitas que abrigam. a floresta estudada apresentou riqueza elevada. Florestas mais biodiversas na planície são sempre associadas a um componente arbóreo mais desenvolvido e multiestratificado. A floresta mais semelhante no Paraná a qual se tem registro é a Ilha do Mel, a qual segue os mesmos padrões observados. O alto epifitismo dá suporte a biodiversidade tornando o dossel amistoso, CONSIDERAÇÕES FINAIS: sendo assim, a preservação dessas florestas é de enorme importância para a manutenção não só da biodiversidade, mas também da qualidade ambiental da cidade de Paranaguá.

PALAVRAS-CHAVE: Floresta Litoranea; Ecologia Vegetal; Restinga

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.