USO DA ESCALA MULTIDIMENSIONAL PARA AVALIAÇÃO DA BUPRENORFINA PELA VIA PARENTERAL, EM GATAS SUBMETIDAS À OVARIOSALPINGOHISTERECTOMIA ELETIVA

ORLANDO, Laura Lóh ¹; RORIG, Maria Cecilia De Lima ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: A dor é uma sensação emocional desagradável relacionada a uma lesão tecidual ou em potencial. Assim, como o procedimento da ovariosalpingohisterectomia pode causar dor moderada no pós-operatório, é de suma importância que a neuroleptoanalgesia seja realizada no pré-anestésico de maneira adequada para que haja o controle efetivo da nocicepção nos pacientes. Sendo assim, a buprenorfina é um opioide usado na clínica de felinos de alta eficácia e que possui potência analgésica 30 vezes maior que a morfina. OBJETIVOS: Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia analgésica da buprenorfina por via parenteral em gatas submetidas à ovariosalpingohisterectomia eletiva utilizando a Feline Grimace Scale como ferramenta para identificação e graduação do nível de dor aguda no pós-operatório. MATERIAIS E MÉTODO: Para a presente pesquisa, 10 gatas saudáveis foram selecionadas, sob autorização dos tutores pelo termo de consentimento, e após o procedimento cirúrgico, a avaliação com a escala foi dividida em 3 tempos (T1, T2 e T3) e o resgate analgésico de buprenorfina precisava ser realizado em pacientes que adquiriam pontos iguais ou maiores que 4, visto que havia presença de dor conforme a interpretação pelo método de avaliação. RESULTADOS: Dessa maneira, dentre as 10 pacientes que participaram do estudo, 9 apresentaram controle de dor no pós-operatório (90%) e apenas 1 (10%) apresentou pontuação acima de 4, onde foi necessário a administração do resgate analgésico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, conclui-se que a Feline Grimace Scale, além de seu uso rápido e prático na rotina clínica, mostrou-se eficaz para avaliação da dor aguda em pacientes felinos. Além disso, o uso da buprenorfina pela intramuscular na dose de 20µg/kg, como neuroleptoanalgesia, mostrou resultados positivos para o controle da dor no pós-cirúrgico.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ovariosalpingohisterectomia; 2. Buprenorfina; 3. Escala; 4. Dor; 5. Analgesia.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.