GENOTIPAGEM DA VARIANTE NO GENE CALCA IN/DEL (RS35815751) EM INDIVÍDUOS COM MIGRÂNEA: ASSOCIAÇÃO COM SUSCETIBILIDADE E QUADRO CLÍNICO

MACHADO, Ana Clara Oliver ¹; OLIVEIRA, Carlos Eduardo Coral De ³; VITTALI, Aline ³; REICHE, Edna Maria Vissoci ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Dadas as fortes evidências que ligam o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) e migrânea, o estudo de variantes no gene CALCA que codifica a calcitonina e o CGRP alfa pode fornecer evidências de um papel deste gene na sua patogênese. Variantes no gene CALCA possam levar a elevações nos níveis de CGRP, relatados como importantes na patogênese da migrânea. OBJETIVOS: Investigar a frequência da variante CALCA in/del (rs35815751) em pacientes com migrânea e em indivíduos controle, além de avaliar possíveis associações dessa variante com características clínicas da migrânea, como a presença de aura, ansiedade, incapacidade e hiperacusia. MATERIAIS E MÉTODO: Foram coletadas amostras da mucosa bucal de pacientes com migrânea e controles. Os indivíduos também foram submetidos a formulários autoaplicáveis, sendo eles: Migraine Disability Assessment (MIDAS) para incapacidade causada pela migrânea; Short-Form Headache Impact Test (HIT-6) para estimar o prejuízo da migrânea na qualidade de vida do paciente; State Trait Anxiety Inventory (STAI) Y1 e Y2 para avaliação da ansiedade; Inventário de Beck para avaliação da depressão ou sintomas depressivos; Allodynia Symptom Checklist (ASC-12) e questionário de hiperacusia. Para os indivíduos do grupo controle, foram aplicadas somente as escalas STAI Y1 e Y2 e o Inventário de Beck. Foi realizada a reação em cadeia da polimerase (PCR) convencional com amplificação de um fragmento com inserção (in) e deleção (del) de 16 pares de bases. RESULTADOS: A genotipagem foi realizada em 114 amostras de pacientes e 122 amostras de controles. A frequência dos alelos com in/del e dos genótipos avaliados nos modelos codominante, dominante e recessivo não diferiu entre os grupos de estudo (pacientes versus controles). Foi encontrada uma associação significativa entre a variante CALCA in/del (rs35815751) e três parâmetros clínicos: ansiedade (medida pelo questionário STAIY1), incapacidade (avaliada pelo questionário MIDAS) e hiperacusia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo fornece evidências preliminares de que a variante CALCA in/del (rs35815751) está associada a aspectos clínicos relevantes da migrânea, mas estudos futuros com amostras maiores e abordagens metodológicas complementares são essenciais para validar e expandir esses resultados. A identificação de biomarcadores genéticos, como a variante CALCA in/del (rs35815751) pode contribuir para um melhor entendimento da fisiopatologia da migrânea e para o desenvolvimento de abordagens terapêuticas personalizadas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Migrânea; 2. CGRP; 3. CALCA; 4. Biomarcador; 5 Cefaleia.