DE TOM JOBIM A ANITTA: INTERTEXTUALIDADE NAS DIFERENTES FACES DA GAROTA DE IPANEMA

LIMA, Thaylaine Mara De ¹; PUPIA, Adailton Sergio ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Música – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Produção Musical – Bacharelado – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Composta em 1962, a canção Garota de Ipanema, de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, é a música brasileira mais gravada de todos os tempos, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) do Brasil. Regravada por diversos artistas, com destaque para o americano Frank Sinatra, a canção se tornou uma referência da música brasileira, auxiliando o movimento da Bossa Nova a alcançar sucesso mundial. Nossa pesquisa busca, a partir da análise musical associada aos conceitos de intertextualidade, investigar os diálogos entre a canção Girl From Rio, composta por Gale, produzida por Stargate e interpretada pela cantora Anitta, e a Garota de Ipanema. Lançada em 2021, Girl From Rio ficou na 58ª posição no ranking mundial do maior serviço de streaming musical do mundo, com 1,4 milhão de plays. O objetivo central desta pesquisa é identificar os diferentes intertextos presentes entre as obras, analisando de que forma eles se relacionam. Como método de pesquisa, foi empregada a pesquisa bibliográfica e a análise musical comparativa, onde foram analisados os aspectos harmônicos, estruturais, melódicos, rítmicos e textuais das canções, conectados com as abordagens da intertextualidade aplicadas à música por meio de categorias intertextuais. OBJETIVOS: i. Verificar quais tipos de intertextos estão presentes entre a canção Girl From Rio com a Garota de Ipanema; ii. Evidenciar a importância da música Garota de Ipanema como referência criativa; iii. Observar os procedimentos criativos musicais empregados por Antônio Carlos Jobim na música Garota de Ipanema; iv. Colaborar na pesquisa sobre os intertextos presentes na música brasileira; v. Compreender o processo de criação da canção Girl From Rio; vi. Identificar e categorizar os tipos de intertextos presentes entre as obras. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa é embasada em estudos sobre intertextualidade na música, especialmente aqueles apresentados pelos musicólogos Corrado (1992) e López-Cano (2007). Empregamos a análise comparativa como método de pesquisa, através da qual os conceitos intertextuais foram associados aos diferentes procedimentos da análise musical, com o intuito de comparar os diálogos presentes entre Garota de Ipanema e Girl From Rio. RESULTADOS: A presente pesquisa investigou os intertextos entre as canções Garota de Ipanema de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes e Girl From Rio interpretada por Anitta, sob a ótica da intertextualidade musical. Através de uma análise comparativa detalhada, identificamos como elementos estruturais, harmônicos, melódicos e textuais da obra precursora foram transformados e adaptados na criação contemporânea, evidenciando um diálogo significativo entre ambas as músicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em síntese, este estudo demonstrou o emprego da intertextualidade aplicada à música como ferramenta investigativa, destacando como Girl From Rio dialoga de maneira profunda e inovadora com Garota de Ipanema. Através da análise musical conexa as categorias intertextuais, foi possível compreender melhor os processos criativos envolvidos e a importância da obra original como referência cultural e musical. Este trabalho contribui para a pesquisa sobre intertextualidade na música brasileira, abrindo caminho para futuras investigações sobre as conexões entre obras musicais de diferentes épocas e estilos.

PALAVRAS-CHAVE: Intertextualidade; Garota de Ipanema; Girl From Rio; Categorias Intertextuais; Análise Musical.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.