OS PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM ATIVA E O APRENDIZADO POR MEIO DE PROJETOS

NOGAROTO, Victória Vilela ¹; PEREIRA, Fabio Inacio ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecatrônica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Câmpus Maringá

INTRODUÇÃO: O relatório discute a importância do ensino de ciências e a necessidade de abordagens pedagógicas inovadoras como a aprendizagem ativa e o aprendizado por meio de projetos para engajar os estudantes. A ciência é uma disciplina fundamental que fornece aos alunos as ferramentas necessárias para entender o mundo ao seu redor. No entanto, muitos estudantes têm dificuldade em se envolver com o conteúdo científico, muitas vezes vendo-o como abstrato e desconectado de suas vidas diárias. É aqui que a aprendizagem ativa e o aprendizado por meio de projetos podem desempenhar um papel crucial. OBJETIVOS: O objetivo deste relatório é analisar as perspectivas do ensino de ciências mediante projetos de pesquisa na Educação Básica, discutir os princípios da aprendizagem ativa e refletir sobre as contribuições do ensino por meio de projetos. Pretende-se explorar como essas abordagens pedagógicas podem ser usadas para tornar o ensino de ciências mais envolvente e eficaz. MATERIAIS E MÉTODO: Utilizou-se de uma revisão sistemática da literatura com base na metodologia hermenêutica para interpretar textos e compreender os princípios da aprendizagem ativa e o aprendizado por meio de projetos. Isso envolveu a análise de uma ampla gama de fontes, incluindo artigos de periódicos acadêmicos, livros, relatórios de pesquisa e diretrizes de políticas educacionais. RESULTADOS: A análise revelou que a aprendizagem ativa e o aprendizado por meio de projetos têm um impacto significativo no ensino de ciências. Essas abordagens pedagógicas incentivam os alunos a assumir um papel mais ativo em seu próprio aprendizado, permitindo-lhes explorar conceitos científicos de maneira prática e contextual. Além disso, descobriu-se que essas abordagens podem ajudar a melhorar a compreensão dos alunos sobre a ciência, aumentar seu interesse pelo assunto e desenvolver habilidades importantes, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A aprendizagem ativa e o aprendizado por meio de projetos são estratégias pedagógicas eficazes para o ensino de ciências na Educação Básica. Elas não apenas melhoram o entendimento dos estudantes sobre a ciência, mas também promovem o engajamento dos estudantes e desenvolvem habilidades essenciais para o século XXI. No entanto, para garantir a implementação bem-sucedida dessas estratégias, é crucial fornecer formação adequada aos professores e garantir o apoio institucional. Recomenda-se que pesquisas futuras explorem maneiras de superar os desafios associados à implementação dessas abordagens pedagógicas. Além disso, é importante continuar a investigar como essas estratégias podem ser adaptadas e aplicadas em diferentes contextos educacionais para maximizar seus benefícios.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Ativa; Aprendizado por Projetos; Epistemologia; Educação pela Pesquisa; Educação Básica.