OBTENÇÃO DE RNA DE ALTA QUALIDADE DE AMOSTRAS DE CÂNCER DE OVÁRIO

SALCEDO, Bernardo Carvalho ¹; SILVA, Isabella Drabeski ³; LACERDA, Lucas Padilha ³; REALI, André Luís Santana ³; SOTOMAIOR, Vanessa Santos ²
Curso do(a) Estudante: Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O câncer de ovário de alto grau é o mais letal entre as neoplasias ginecológicas, com diagnóstico geralmente tardio devido ao comportamento primariamente peritoneal da doença. A classificação de tumores tradicionalmente baseada no tipo histológico está sendo refinada com a inclusão de características moleculares, o que permite uma subdivisão mais precisa e útil para o prognóstico e tratamento. No câncer de cólon e mama, marcadores genéticos já orientam decisões terapêuticas. Em câncer de ovário, a aplicação prática de mutações genéticas como BRCA1/2 e instabilidade microssatélite está em estudo. A recente validação do método PrOTYPE, que classifica o câncer de ovário em quatro subtipos moleculares, promete melhorar a personalização do tratamento, apesar de desafios técnicos na extração de RNA de blocos de parafina OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo principal padronizar um método eficiente de extração de RNA de alta qualidade de amostras parafinadas de câncer de ovário. MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, foram utilizadas 27 amostras de carcinoma seroso de ovário emblocadas em parafina e empregado o kit Nzytech NZY Total RNA Isolation. A quantificação das amostras de RNA obtidas foi realizada com o espectrofotômetro NanoDrop™ 2000. RESULTADOS: Resultados. Os resultados mostraram concentrações de RNA superiores ao esperado, com uma média de 8066 ng/µl. No entanto, as razões A260/A280 e A260/230 estavam fora dos padrões esperados, indicando a necessidade de revisão nos métodos de extração. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não foi possível obter amostras de RNA de alta qualidade para estudos moleculares. Diferentes métodos de extração e variados tipos de amostras devem ser considerados para melhorar significativamente a qualidade e a concentração do RNA extraído.

PALAVRAS-CHAVE: câncer de ovário; extração de RNA; carcinoma seroso; parafina; qualidade do RNA

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.