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A TEOLOGIA NOS ESCRITOS DE EDITH STEIN E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO HUMANA

NOVAES, Jean Batista ¹; PERETTI, Clelia ²; RIBEIRO, Cesar Leandro ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Filosofia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa visa aprofundar a contribuição dos escritos de Edith Stein para a formação humana bem como estudar o método fenomenológico e sua contribuição no processo de educação integral da pessoa humana. Tendo como resultado que o pensamento filosófico-teológico é fundamental para uma formação humana integral, pois é apenas através dela que o ser humano pode acessar seu núcleo interior, espiritual, por completo e atingir seu potencial máximo de desenvolvimento, com Deus guiando todo o processo. Esta visão desempenha um forte papel para uma renovação pedagógica, desenvolvendo uma maior compreensão de como se dá a formação e sua definição. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL Este relatório visa explorar os escritos de Edith Stein a fim de identificar contribuições do seu pensamento filosófico-teológico para a formação humana. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar aspectos das pedagogias de Edith Stein e sua implicação no processo educativo integral do ser humano; promover a contribuição dos conteúdos formativos presentes nas obras de Edith Stein; Averiguar o método fenomenológico em Edith Stein e sua contribuição para a formação pedagógica. MATERIAIS E MÉTODO: Para a elaboração desta pesquisa foram utilizadas as seguintes obras: Edith Stein, Vida de uma Família Judia e outros escritos autobiográficos (2018); Edith Stein. La estrutura de lá persona humana, em espanhol, além de alguns artigos científicos como: a formação integral da pessoa em Edith Stein: perspectivas teológicas e pedagógicas, contribuição da teologia para a história da educação e da ciência e também a educação religiosa e empática em Edith Stein. A vida como plenitude. E para tal trabalho estamos utilizando o método bibliográfico. RESULTADOS: Por meio da intersecção da vida e obra de Edith Stein, é possível identificar uma formação que se dá a partir do encontro entre as pessoas. Esta concepção sugere que a formação humana não é um processo isolado, mas um encontro contínuo entre a pessoa e o mundo ao seu redor. A filósofa aponta para a base antropológica como primazia de toda a atividade formativa, identificando a totalidade, a unicidade com que cada pessoa é constituída e chamada a uma vida de reciprocidade com o outro, através da relação empática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como elementos conclusivos, destacamos que há no pensamento de Edith Stein uma forte multidisciplinaridade, tendo em sua base uma estrutura antropológica filosófica e teológica que contempla o ser humano como eminentemente espiritual em sua essência, portanto capaz de transcender permanentemente a si mesmo. Desta realidade deduz-se que o processo de autoconhecimento leva a um evento pedagógico formativo autêntico, pois é o único capaz de promover a transformação evolutiva de cada ser humano a partir de seu próprio livre arbítrio. De modo geral, ela concebeu o ser humano como uma unidade indivisível de corpo, psique e espírito, sendo este último essencial no processo educativo. 3. Visão pedagógica de Edith Stein: Stein acreditava que a educação deveria ser um processo formativo em todas as suas instâncias: corpo, psique e espírito. 4. Perspectiva mística de Edith Stein: Stein tinha uma perspectiva mística única. Ela acreditava que a verdade poderia ser encontrada no caminho místico, um saber superior à fé e à racionalidade.t

PALAVRAS-CHAVE: 1. Edith Stein; 2. A formação humana integral; 3. Fenomenologia; 4. Formação Humana; 5. Pedagogia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.