IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL (PLANO II)

RODRIGUES, Maria Luiza Dos Santos ¹; RENK, Valquiria Elita ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Ciências Sociais – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pesquisa aborda a implementação da Educação em Direitos Humanos e Educação em Bioética na educação básica em países da América do Sul entre 2010 e 2020, com foco na diversidade, subjetividade e relação com desigualdades e violações de direitos OBJETIVOS: Objetivo geral é analisar essas implementações, enquanto os objetivos específicos incluem reconhecer a transversalidade dessas educações nas políticas públicas, organizar dados sobre as temáticas e estratégias dos países e comparar esses temas com as recomendações internacionais da UNESCO MATERIAIS E MÉTODO: O estudo é qualitativo, descritivo e documental, utilizando análise de conteúdo para examinar as comunicações legais e normativas de cada país. A pesquisa documental incluiu a seleção e análise de leis, normativas e regulamentos de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia e Equador, refletindo um compromisso com a igualdade de gênero, diversidade cultural e inclusão. RESULTADOS: A pesquisa revelou que a legislação educacional nesses países demonstra esforços significativos para promover a educação para a paz e os direitos humanos, alinhando-se com diretrizes internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. A implementação efetiva enfrenta desafios, como a inconsistência na aplicação das políticas e a falta de recursos. A diversidade cultural e a inclusão são destacadas, com leis específicas promovendo a igualdade de gênero, a acessibilidade para pessoas com deficiência e o respeito às identidades culturais. A análise detalhada das políticas educacionais de cada país mostra variações nos enfoques e nas estratégias, refletindo diferentes contextos históricos e sociais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Embora haja avanços importantes na integração da educação em direitos humanos e bioética, persistem desafios significativos que requerem investimento em capacitação de professores, melhoria da infraestrutura escolar e adaptação das políticas às realidades locais. Promover a coerência regional e compartilhar boas práticas são recomendados para fortalecer a educação inclusiva e respeitosa dos direitos humanos.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação em Direitos Humanos; 2. América do Sul; 3. Bioética; 4. Políticas Públicas; 5 Pesquisa Documental.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.