A (BIO)TECNOLOGIA COMO PARADIGMA PARA O DESENVOLVIMENTO

BRAZ, Jeniffer Dambroski ¹; BUGALSKI, Lucas Miguel Gonçalves ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Ciências Sociais – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este estudo investiga um direcionamento teórico para a perpetuação da vida no planeta, focando nas contribuições de Hans Jonas e Bruno Latour. Utilizando uma revisão bibliográfica, o trabalho analisa a ética da responsabilidade proposta por Jonas, que enfatiza a importância de considerar as consequências a longo prazo das ações humanas, especialmente no contexto da tecnologia moderna. OBJETIVOS: Além disso, a pesquisa integra a perspectiva de Latour, que desafia as dicotomias tradicionais entre natureza e sociedade, propondo uma visão mais integrada e interconectada, as relações híbridas. MATERIAIS E MÉTODO: Latour argumenta que humanos e não humanos estão intrinsecamente conectados em redes complexas de interação, sugerindo que qualquer estratégia ambiental deve considerar a complexidade dessas interações. Os resultados indicam que uma abordagem sustentável deve considerar as consequências a longo prazo das ações humanas e a complexidade das interações ecológicas entre os seres vivos. RESULTADOS: A combinação das teorias de Jonas e Latour proporciona uma base teórica robusta para desenvolver estratégias que promovam a sustentabilidade e a continuidade da vida na Terra. Assim,a pesquisa destaca a importância de políticas ambientais que integrem princípios éticos decoloniais, promovendo uma gestão responsável e justa dos recursos naturais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a sustentabilidade verdadeira exige uma abordagem que reconheça a interdependência entre todos os componentes do ecossistema e integre considerações éticas em cada etapa do processo de tomada de decisão. As políticas ambientais devem ser formuladas de maneira inclusiva, considerando as necessidades e perspectivas de diferentes comunidades, e promovendo uma gestão responsável dos recursos naturais. Além disso, uma educação ambiental decolonial é fundamental para desenvolver uma consciência ecológica e fomentar práticas sustentáveis, integrando ética, ciência e a compreensão dessas complexas interações entre humanos e não humanos.

PALAVRAS-CHAVE: Hans Jonas; Ética; Sustentabilidade; Latour; Híbrido.