ANÁLISE DE FATORES EPIDEMIOLÓGICOS RELACIONADOS AO RISCO DE AMPUTAÇÃO DE MEMBROS INFERIORES EM PACIENTES COM NEUROPATIA PERIFÉRICA DIABÉTICA

DEZAN, Thiago Hanel ¹; PACHECO, Juan Carlos ³; CORAL, Francisco Eduardo ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) tipo 2 é uma condição amplamente prevalente que resulta em graves complicações, incluindo úlcera do pé diabético, que pode levar à amputação de membros inferiores e acarreta elevados custos para pacientes e sistemas de saúde. OBJETIVOS: O objetivo geral é analisar os fatores epidemiológicos envolvidos na amputação de membros inferiores em pacientes com neuropatia periférica diabética. MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo de coorte retrospectivo inclui 100 pacientes com neuropatia diabética atendidos em ambulatórios de cirurgia vascular em Curitiba, entre 2008 e 2024. A população estudada foi divida em 2 grupos: amputados e não amputados. Sendo que as variáveis analisadas incluíram idade, sexo, escolaridade, etnia, IMC, tabagismo, carga tabágica, hipertensão, dislipidemia e dependência de insulina. RESULTADOS: A amostra de 100 pacientes revelou uma média de idade de 62,5 anos com predominância de homens (62%). O IMC médio dos pacientes do nosso estudo foi inferior ao da faixa nacional de obesidade, indicando que fatores além da obesidade, como comorbidades, podem desempenhar um papel significativo. A hipertensão arterial sistêmica foi identificada em 65% dos pacientes e a dislipidemia em 43%. A maioria dos pacientes amputados era do sexo masculino (60%), consistente com a tendência observada em outros estudos. A proporção de pacientes insulinodependentes foi de 77%, o que pode sugerir um maior avanço do DM e de suas complicações microvasculares, refletindo a gravidade da condição entre a população estudada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo não encontrou associações significativas entre a maioria dos fatores epidemiológicos e clínicos e a incidência de amputação. Destaca-se a necessidade de estudos adicionais para explorar outros fatores potenciais e refinar as estratégias de prevenção e tratamento de amputações em pacientes com neuropatia diabética.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Diabetes Mellitus Tipo 2; 2. Neuropatia Periférica Diabética; 3. Amputação de Membros Inferiores; 4. Fatores Epidemiológicos; 5 Úlcera do Pé Diabético

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.