ABORDAGEM ANDRAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE): UM ESTUDO DE CASO

VIEIRA, Leandro Roberto Costa ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Militar de Curitiba (CMC)
Supervisor(a): Tatiane Regina Moreno
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa desenvolve-se a partir da observação e atuação em salas de aula de Português como Língua Estrangeira (PLE), com o objetivo de mapear e analisar dados sobre o ensino para estrangeiros adultos. OBJETIVOS: A pesquisa teve como objetivos específicos analisar o ensino de português como língua estrangeira/adicional para estudantes estrangeiros adultos no Brasil, especificamente em Curitiba, participantes das aulas de PLE oferecidas pelo Programa Lampedusa da PUCPR, em parceria com o PUC Idiomas. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo busca investigar as dificuldades enfrentadas pelos alunos nas quatro práticas discursivas (ler, escrever, ouvir e falar), a adequação dos materiais didáticos aos diferentes perfis de alunos e a metodologia de ensino utilizada pelos professores. Através da análise dos referenciais teóricos adequados e do estudo de campo, que incluiu a avaliação dos materiais e métodos de ensino utilizados pelos professores de quatro salas do nível Básico I do Programa Lampedusa, e do uso de ferramentas de coleta de dados sobre a percepção de docentes e discentes em relação ao processo de ensino e aprendizagem de PLE. RESULTADOS: Foi observado que o principal objetivo dos alunos é o uso social do idioma, como em conversas casuais ou no trabalho. Durante o estudo de campo, foram observadas práticas diversificadas em sala de aula, combinando métodos tradicionais e interativos. A análise crítica dessas práticas destacou a eficácia de atividades como rodas de conversa, músicas, vídeos e jogos, que aumentaram significativamente o engajamento dos alunos. Foi identificado que os alunos respondiam melhor a temas que refletiam suas necessidades práticas e experiências cotidianas. Além disso, a flexibilidade dos professores em equilibrar temas de alto interesse com conteúdo mais técnicos, foi crucial para manter a motivação dos alunos. Essa análise permitiu refinar e aprimorar as práticas pedagógicas, promovendo novas abordagens que melhor atendem às necessidades dos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, os métodos mais satisfatórios para a abordagem andragógica são aqueles que os preparam para as mais diferentes situações de uso da língua. A capacitação dos alunos para o uso prático da língua portuguesa, tanto em contextos sociais quanto profissionais, é bastante destacado no Programa Lampedusa. As aulas são projetadas para abordar situações cotidianas e profissionais, ensinando vocabulário específico, frases úteis para entrevistas de emprego, redação de currículos e cartas de apresentação, além de desenvolver habilidades interpessoais e culturais. Essa abordagem prática e contextualizada ajudou os alunos a ganharem confiança e reduzir a ansiedade associada ao uso do idioma em um país estrangeiro. O diálogo contínuo entre alunos e docentes sobre a metodologia de ensino foi essencial para ajustar e melhorar as estratégias pedagógicas, garantindo que o aprendizado fosse relevante e eficaz para todos os alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira; Perspectiva andragógica; Uso social da língua Ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira; Perspectiva andragógica; Uso social da língua

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.