AGENDA 2030, PACTO EDUCATIVO GLOBAL E DIREITOS HUMANOS NA PESQUISA CIENTÍFICA DA PUCPR (1)

AMORIM, Laura Kaled Barreto ¹; PILLA, Maria Cecilia Barreto Amorim ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Pacto Educativo Global (PEG) surgiu devido a uma iniciativa do Papa Francisco de promover e fazer com que a sociedade global reflita a respeito do nosso planeta e de como ele deve ser tratado. Com o PEG, 7 compromissos foram desenvolvidos com o intuito de instruir seus seguidores e criar uma sociedade que prevalece os Direitos Humanos e a dignidade. OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa foi realizar o levantamento de dados sobre pesquisas realizadas nos Programas de Mestrado e Doutorado da PUCPR nos anos de 2022 e 2023 para assim, compreender de uma forma mais abrangente a viabilidade e limites de uma pesquisa científica, de que forma a universidade está seguindo os compromissos propostos e chamar a atenção para o reconhecimento do PEG. MATERIAIS E MÉTODO: Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e quantitativa. Para a realização da pesquisa, fez-se necessário a leitura e estudo sobre o PEG e seus compromissos, logo, os 16 programas Stricto Sensu foram separados entre os dois estudantes envolvidos, a leitura e sistematização dos resumos das pesquisas do Currículo Lattes dos docentes dos programas foi analisado e sistematizado e por fim, uma análise global foi feita para o melhor entendimento dos dados obtidos. RESULTADOS: A partir destes dados, 8 tabelas foram criadas mostrando as porcentagens das pesquisas dos programas Stricto Sensu que se relacionam com cada um dos 7 compromissos do PEG e, depois, 7 gráficos que viabilizam uma discussão a respeito das porcentagens maiores e sua relevância, levando em conta os 16 programas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, a partir da pesquisa e dos dados obtidos, pode-se perceber o envolvimento da PUCPR para com os compromissos do PEG, assim como os limites e as possibilidades de se cumprir muitas das propostas do PEG de forma indireta dentro do ambiente universitário.

PALAVRAS-CHAVE: Pacto Educativo Global; Pesquisas Científicas; Stricto Sensu; Direitos Humanos; Dignidade Humana

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.