PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMAS VASCULARES EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DO SUS REFERÊNCIA DE CURITIBA

BAUMEIER, Julia ¹; BUENO, Bruna Luiza nka ³; SIQUEIRA, Daniel Emilio Dalledone ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O trauma vascular representa uma das emergências mais desafiadoras na cirurgia, exigindo uma resposta rápida e eficaz para melhorar os desfechos clínicos dos pacientes. O manejo adequado desses traumas é crucial, dada a complexidade e a gravidade potencial das lesões vasculares. O presente estudo visa explorar o perfil epidemiológico de pacientes vítimas de trauma vascular atendidos em um hospital terciário, com o objetivo de identificar padrões e variáveis que possam contribuir com a prática clínica e com as estratégias de intervenção. OBJETIVOS: O principal objetivo deste estudo é delinear o perfil epidemiológico dos pacientes vítimas trauma vascular no Hospital Universitário Cajuru, identificando os principais fatores associados aos desfechos clínicos através da análise das características sociodemográficas, os detalhes do atendimento e as variáveis clínicas relacionadas às lesões vasculares para fornecer informações-chave que possam orientar a melhoria das práticas de atendimento e tratamento desses pacientes. MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo adotou um desenho prospectivo, observacional e transversal. A revisão de literatura foi realizada entre agosto e setembro de 2023, com o intuito de contextualizar os dados coletados e identificar lacunas no conhecimento. Os dados foram extraídos dos prontuários eletrônicos dos pacientes que necessitaram de intervenção cirúrgica pela equipe de cirurgia vascular no Hospital Universitário Cajuru, durante o período de abril de 2023 a abril de 2024. As informações foram registradas em uma tabela no programa Excel™ para facilitar a análise e a interpretação dos dados. RESULTADOS: A análise dos dados revelou padrões significativos em relação ao tempo entre a ocorrência do trauma e o atendimento inicial, evidenciando a importância da rapidez na intervenção para melhorar os desfechos. As variáveis sociodemográficas, como idade e sexo, mostraram-se influentes na apresentação clínica dos pacientes. Além disso, os dados destacaram a necessidade de cuidados pré-hospitalares aprimorados e a importância da identificação precoce do mecanismo de trauma para a escolha adequada das intervenções cirúrgicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo oferece uma visão detalhada do perfil epidemiológico dos pacientes com trauma vascular no Hospital Universitário Cajuru, sublinhando a importância do tempo de resposta e das condições pré-hospitalares na gravidade das lesões e nos resultados clínicos. Apesar das limitações, como o tamanho da amostra e a falta de dados nos prontuários médicos, os achados fornecem uma base para futuras pesquisas e melhorias nas práticas de atendimento. Recomenda-se a realização de estudos adicionais com amostras maiores e em múltiplos centros para confirmar os resultados e aprimorar as estratégias de manejo de traumas vasculares.

PALAVRAS-CHAVE: trauma vascular; perfil epidemiológico; intervenção cirúrgica; cuidados pré-hospitalares; desfechos clínicos