ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INTERNAÇÕES VOLUNTÁRIAS E INVOLUNTÁRIAS NO TRATAMENTO DA BIPOLARIDADE EM CENTRO DE REFERÊNCIA

NUNES, Juliana Berndt ¹; BELTRAO, Claudio Jose ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O transtorno afetivo bipolar é uma condição clínica psiquiátrica na qual ocorrem ciclagens entre polos de mania e polos depressivos. Dentre os possíveis tratamentos para esse transtorno se enquadram as internações psiquiátricas, modalidades voluntária e involuntária. OBJETIVOS: Descrever o perfil clínico-epidemiológico de pacientes que realizaram internações por transtorno afetivo bipolar, além de reconhecer frequência de reinternações e principais diferenças entre internações voluntárias e involuntárias. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo, analítico e transversal realizado em um hospital psiquiátrico, localizado em Curitiba-PR. Os dados coletados foram de pacientes internados por transtorno afetivo bipolar entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022 e colocados em uma planilha no software Microsoft Excel. Para posterior análise, foi utilizada a plataforma EpiInfo e o programa computacional IBM SPSS Statistics v.29.0.0. RESULTADOS: Foram analisados 244 prontuários. Desses, a idade média da amostra foi de 39,17 anos, sendo composta majoritariamente por mulheres (70,90%), solteiras (54,51%) e tendo como principal profissão estudante (25,4%). O CID dentro do transtorno afetivo bipolar mais prevalente foi o F31.0 – episódio atual hipomaníaco (51,23%), e tiveram com principais comorbidades associadas os transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas seguido dos transtornos de personalidade. Além disso, foi identificado que 19,6% dos pacientes eram usuários de álcool e 16,8% de drogas psicoativas, sendo que 85% faziam seu uso de forma concomitante. Frente as medicações, as mais utilizadas pelos pacientes foram o lítio (40,16%) e o ácido volproico (16,39%), sendo que 65,57% estavam sob polifarmácia psicotrópica (uso de 3 ou mais fármacos concomitantes no tratamento psiquiátrico). Quanto ao perfil psiquiátrico, a maior parte das internações foi na modalidade voluntária, sendo 73,77% dessas, reinternações e 24,59% com tentativa ou ideação suicida envolvida. Ao compararmos o perfil das internações voluntárias e involuntárias, essas se apresentaram de forma semelhante, sem significância estatística em suas diferenças. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O transtorno afetivo bipolar é um distúrbio muito prevalente no Brasil que se apresenta como de alta morbidade aos pacientes e seu ciclo afetivo. Dessa forma, um tratamento individualizado, humanizado, multidisciplinar, associado a compreensão e auxílio de amigos e familiares se faz essencial a um tratamento mais efetivo, com menor chance de reinternações.

PALAVRAS-CHAVE: Transtorno bipolar; Enfermagem psiquiátrica; Hospitalização; Tratamento Psiquiátrico Involuntário; Tratamento Psiquiátrico Voluntário.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.