OS SETE SABERES DE EDGAR MORIN E SUA RELEVÂNCIA PARA UM NOVO PARADIGMA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

POLTRONIERI, Daisy Aparecida ¹; BEHRENS, Marilda Aparecida ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Pucpr Online – Pucpr Online
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa se debruça sobre a busca de subsídios que possam alicercar a abordagem da educação na contemporaneidade, a luz de autores como Paulo Freire e Edgar Morin, que podem trazer contribuições significativas para mudanca paradigmática na educacao e na docência. Realizou-se uma trama de interconexão das contribuições Freireana e Moriniana que viabiliza o desenvolvimento crítico da questão da educação na sociedade emergente. O movimento da mudança paradigmática na educação exige estudo e investigação, assim justifica-se a pertinência dessa pesquisa. OBJETIVOS: Analisar e discutir as contribuições de autores como Freire e Morin nos textos bibliográficos encontrados no levantamento do estado da arte, que mobiliizam o leitor a reflexão critica frente aos desafios apontados para mudanca paradigmátitca urgente na busca da educação transformadora numa visão complexa. MATERIAIS E MÉTODO: Abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estado da arte sobre as contribuições de autores como Paulo Freire e Edgar Morin que tem como foco a educação transformadora e a abordagem do paradigma da complexidade. Os materiais e métodos permitiram registrar esse esforço ao destacar e explicitar os argumentos centrais para a crítica e reflexão advindas da problemática. RESULTADOS: Diante desse cenário, os resultados da pesquisa contemplam subsídios para possíveis respostas aos questionamentos paradigmáticos para uma educação inovadora planetária humanizada que, para Morin e Freire, deve ser o objetivo central da educação que busca a renovacao nos diferentes âmbitos, ou seja, social, politico, educacional, entre outros. Esses autores, há cem anos, vem desenvolvendo teorias na educação que façam sentido, que aliem a emoção e razão, na contrução de uma sociedade mais humana e solidária. Para tanto, há urgência na superação da educação cartesiana, tradicional e positivista que visa só a reprodução do conhecimento em busca da produção do conhecimento que prepare pessoas mais fraternas e responsáveis por si mesmas, pela comunidade e pelo planeta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, conclui-se que os autores Freire e Morin investigados estão propondo um novo conceito de educação que precisa superar com urgência a visão racional e objetiva de ciência, na busca de transpor uma abordagem de docência tradicional e positivista que se destaca pela reprodução do conhecimento. Assim, busca-se a produção do conhecimento na educação que acolha uma visão complexa e tranformadora, que gere uma educação planetária humanizada, solidária e libertadora.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Pedagogia; 2. Edgar Morin; 3. Paulo Freire; 4. Interconexões; 5. Educação Planetária.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.