TABULAÇÃO DE INFORMAÇÕES CLÍNICAS PARA SUPORTE À COORTE RETROSPECTIVA

Colégio do(a) estudante: Colégio Marista Londrina
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Um marco muito grande na sociedade atual foi a pandemia da doença COVID-19, uma enfermidade infecciosa, causada pelo vírus SARS-CoV-2, que com sua facilidade de se espalhar contaminou milhões de pessoas deixando também um alto número de mortos. Apesar do SARS-CoV-2 ser um vírus respiratório, há relatos do tropismo em outros tecidos, inclusive o sistema nervoso. Igualmente, existe a doença de Alzheimer (DA), uma neuroinflamação que com o tempo causa um declínio cognitivo e atrofia cerebral. Com isso, a hipótese de que a doença COVID-19 poderia causar o agravamento da doença de Alzheimer foi levantada. Para responder a esta pergunta foi necessário realizar um gerenciamento de dados de uma coorte retrospectiva planejada para testar a hipótese. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho foi auxiliar na coleta de dados e tabulação das informações obtidas a partir de prontuários médicos de um ambulatório de demência do serviço público do município de Londrina. MATERIAIS E MÉTODO: A coleta dos dados ocorreu sob supervisão do orientador e exigiu um treinamento e planejamento prévios sobre os dados a serem obtidos. Na sequência uma planilha no software Excel foi confeccionado de modo a facilitar o registro das informações obtidas e otimizar o processo de análise posterior dos dados pela equipe do grupo de pesquisa. RESULTADOS: A literatura relata a importância do gerenciamento correto dos dados clínicos, a fim de mitigar possíveis erros sistemáticos que podem impactar nos resultados de uma pesquisa. Isso posto, e somado a experiência vivida com estas atividades foi possível reconhecer a grande relevância e dificuldades do gerenciamento de dados, assim como o papel dos recursos tecnológicos inseridos nos estudos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, o objetivo deste trabalho foi alcançado, visto que foi adquirido diversos conhecimentos sobre o tema proposto e sobre a pesquisa em bases de dados, além da experiência de participar de um projeto na área da saúde e conhecer novos termos e métodos de organização.

PALAVRAS-CHAVE: Tabulação; COVID-19; Gestão de dados; Doença de Alzheimer.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.