FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIOS: INVENTÁRIO DE FII’S E RENTABILIDADES

PRESTES, Poliany Dos Santos Ferraz ¹; NETO, Paulo Nascimento ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Tiradentes
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A financeirização das políticas urbanas no Brasil tem se intensificado nas últimas décadas, com os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) desempenhando um papel significativo na transformação do mercado imobiliário. Esse fenômeno reflete a adoção de práticas e instrumentos financeiros que conectam a urbanização com as dinâmicas do mercado de capitais. OBJETIVOS: O objetivo geral desta pesquisa foi inventariar e analisar os FIIs em operação no Brasil, compreendendo suas características gerais e a evolução temporal ao longo da última década. O estudo buscou entender como esses fundos influenciam a gestão urbana e o desenvolvimento das cidades brasileiras. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi conduzida em três etapas principais. Primeiramente, realizou-se um aprofundamento teórico sobre a financeirização urbana através da revisão de literatura. Em seguida, foram coletados dados dos FIIs a partir de relatórios gerenciais anuais e informações disponibilizadas pela B3 e pelo portal Clube FII. Finalmente, os dados foram triangulados para alcançar uma compreensão abrangente dos FIIs em operação no Brasil, incluindo sua distribuição espacial e características de investimento. RESULTADOS: Os resultados mostraram um crescimento expressivo no número de FIIs. Em 2024, havia 938 FIIs registrados, com um patrimônio líquido de R$ 248 bilhões. A maior parte dos investidores é composta por pessoas físicas. Os FIIs voltados para lajes comerciais e logísticas predominam, representando 65% dos fundos que investem diretamente em imóveis. Observou-se também uma concentração significativa de investimentos na região Sudeste, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa evidenciou a robustez e popularidade dos FIIs no mercado brasileiro, refletida no aumento do número de fundos e investidores. A predominância de investimentos em lajes comerciais e logísticas e a concentração na região Sudeste indicam uma busca por retornos financeiros robustos em áreas com infraestrutura desenvolvida. A evolução positiva do Índice de Fundos de Investimento Imobiliário (IFIX) demonstra a resiliência dos FIIs frente à volatilidade do mercado. Para a gestão urbana, a compreensão detalhada dos FIIs e a promoção de uma alocação equilibrada de investimentos são fundamentais para promover um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, maximizando os benefícios sociais e econômicos.

PALAVRAS-CHAVE: Fundos de Investimento Imobiliário; Financeirização Urbana; Gestão Urbana; Mercado Imobiliário; Investimentos.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.