ANÁLISE DE TRATAMENTOS E PROGNÓSTICOS DE FASCIÍTE NECROSANTE EM HOSPITAL UNIVERSIO

LEITE, Jaqueline Souza Chaves Taniguchi ¹; NASR, Adonis ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Fasciíte Necrosante é uma patologia classificada como uma infecção de tecidos moles, que pode levar a choque, Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS) e óbitos. OBJETIVOS: Analisar o prognóstico de pacientes submetidos a tratamentos de Fasciíte Necrotizante em um Hospital Universitário. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo de Coorte retrospectiva, incluindo pacientes com Fasciíte Necrosante internados ou que desenvolveram a doença durante internação no Hospital Universitário Cajuru no período de 2021 a 2022. Os dados foram coletados do prontuário eletrônico, como comorbidades, tratamentos e desfechos. Posteriormente realizada a análise estatística com a amostra total e com a comparação entre os desfechos de alta e óbito, considerando significância com P<0,05. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Humana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná́ (CEPH-PUCPR) sob o parecer de número 6.131.192. RESULTADOS: O estudo contemplou 20 pacientes com fasciíte necrosante, os quais em sua maioria eram homens (n=17) com média de idade de 48,2 ± 14,3 anos. O diagnóstico mais prevalente foi de Síndrome de Fournier totalizando 90% da amostra, com 18 pacientes. A reabordagem cirúrgica em um mesmo internamento foi de 12 pacientes, contemplando 60% da amostra. Os 5 pacientes que evoluíram para óbito foram comparados com os 15 que receberam alta e os que foram a óbito apresentavam valores significativamente mais altos de bastonetes, PCR e ureia do último dia quando comparados aos que foram de alta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Neste estudo envolvendo 20 pacientes com fasciíte necrosante, que possuíram desfecho de alta ou óbito, o perfil de pacientes foi prevalentemente masculino com a média de idade de 48,2 ± 14,3 anos. As comorbidades mais predominantes foram o Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica. Os níveis de PCR e ureia foram elevados nos pacientes que evoluíram para óbito. Além disso, a idade avançada e a presença da Gangrena de Fournier foram fatores associados a maior mortalidade, enquanto outros fatores como sexo, reabordagem, tipo de cirurgia, e comorbidades não mostrararam diferenças estatisticamente significativas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Fasciíte Necrosante; 2. Gangrena de Fournier; 3. Mortalidade Hospitalar; 4. Streptococcus pyogenes; 5. Antibacterianos.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.