CATEGORIZAÇÃO DE DISCURSOS DE PROFISSIONAIS PARTICIPANTES DO PROCESSO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA À GESTANTE NO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR

LEITE, Mariana Lopes ¹; SALES, Fernanda Cristina Ostrovski ²
Curso do(a) Estudante: Farmácia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Farmácia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Atenção Farmacêutica (AtF) é fundamental na promoção do uso racional de medicamentos e na melhoria dos resultados terapêuticos. O acompanhamento farmacoterapêutico por um profissional da área da farmácia é fundamental para garantir a segurança da mãe e do feto durante qualquer tipo de tratamento medicamentoso. OBJETIVOS: O estudo a seguir trata-se de um relato de experiência situado na investigação do atual serviço de AtF na Rede Mãe Curitibana, voltado para gestantes de Curitiba, com foco na acessibilidade à orientação farmacêutica sobre o uso correto de medicamentos durante a gravidez. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia usada na presente pesquisa consiste em uma análise qualitativa realizada através de entrevistas semiestruturadas com duas farmacêuticas integrantes da Rede Mãe Curitibana e Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. A partir das falas coletadas, os dados foram analisados e divididos em categorias como processo do acompanhamento farmacoterapêutico, acesso a medicamentos e reconhecimento da importância da AtF. Sequencialmente, realizou-se a comparação com o que é preconizado pela literatura e pela legislação vigente. RESULTADOS: Os resultados revelaram um reconhecimento da importância da AtF para gestantes, porém, falta de divulgação desse serviço e de planos para sua implementação exclusivamente por farmacêuticos, resultando na orientação sobre medicamentos sendo realizada por outros profissionais de saúde, como auxiliares de enfermagem. A falta de profissionais da área da farmácia em tempo integral nas unidades de saúde também é indicada como uma barreira para a implementação do serviço. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Destaca-se, por fim, a necessidade de políticas públicas que garantam a presença de farmacêuticos em tempo integral de funcionamento em unidades de saúde, conforme preconizado pela legislação em vigor.

PALAVRAS-CHAVE: Atenção farmacêutica; gestantes; análise qualitativa.