MAPEAMENTO DA LITERATURA: CAPACIDADES DINÂMICAS E DESEMPENHO DAS EMPRESAS

LOPES, Danielle Mendes ¹; FRANCO, Antonio Carlos ³; KATO, Heitor Takashi ²
Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os estudos das Capacidades Dinâmicas (CDs) indicam que elas estão frequentemente associadas a uma capacidade que as empresas possuem de se adaptar a todas as mudanças decorrentes do ambiente operacional e inovar criando maneiras aperfeiçoadas de adicionar valor às respostas encontradas OBJETIVOS: Sendo assim, este estudo tem como objetivo principal mapear a literatura que discorre sobre Capacidades Dinâmicas e Desempenho das Empresas. MATERIAIS E MÉTODO: Buscando coletar informações substanciais e dar uma direção ao tema, este projeto foi elaborado seguindo uma base teórica desenvolvida através de uma descrição da base do estudo. Para realizar este estudo, duas bases de dados foram utilizadas para a realização da análise bibliométrica da literatura, que envolve a utilização de uma revisão geral para identificar, examinar e integrar os resultados de estudos anteriores relacionados ao tema central sendo: a Web of Science (WoS) e o Scopus, que por serem duas bases de dados precisas e relevantes facilitou a busca por estudos significativos e de qualidade. Buscando ter uma análise visual mais clara dos estudos alcançados na base de dado escolhida como principal, a Web of Science (WOS), foi utilizado o software Vosviewer que proporciona uma visualização onde a aproximação dos clusters representa de forma precisa suas semelhanças, sendo um software voltado para criação e visualização de análise de mapas formados por cluster através de dados de redes. RESULTADOS: Através da base de dados selecionada para a realização do estudo bibliométrico, foi possível notar que as Capacidades Dinâmicas são um interesse com uma base bem estabelecida entre os estudiosos teóricos, tendo um grande foco na participação das CDs no ambiente empresarial. A macro categoria selecionada para a Análise Temática foi Capacidades Dinâmicas, e Desempenho. Assim, utilizando os dados da base de dados Web of Science, analisados no software Vosviewer, foram identificadas as palavras mais frequentemente utilizadas pelos pesquisadores, sendo: Desempenho, Conhecimento e Capacidades Absortivas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Durante a pesquisa, foram abordados conceitos e pensamentos de autores relevantes para as Capacidades Dinâmicas, os quais, mostraram que: Capacidades Dinâmicas x Desempenho das Empresas estão amplamente interligados. Onde as capacidades dinâmicas capacitam as organizações a se adaptarem, inovarem e crescerem de maneira continua, assim como, as capacidades dinâmicas também proporcionam uma vantagem competitiva.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Capacidades Dinâmicas; 2. Desempenho das Empresas; 3. Análise Bibliométrica; 4. Análise Temática

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.