ÍNDICE DE REVISÕES APÓS A RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR EM PACIENTES COM LESÃO DO LIGAMENTO ANTEROLATERAL ASSOCIADA

KIST, Arnaldo Eder ¹; GUERREIRO, Joao Paulo Fernandes ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior (LCA) não é garantia de que os pacientes não se lesarão novamente, sendo esse medo muito frequente no retorno a atividades esportivas. Nesse contexto, encontramos nos últimos anos a descrição mais enfática e detalhada do complexo anterolateral, cujo ligamento anterolateral (LAL) ajuda na estabilização rotatória do joelho. Lesões associadas nesse ligamento poderiam ser responsáveis por mal resultados da reconstrução cirúrgica do LCA isoladamente. Assim, alguns autores recentemente argumentam adicionar um procedimento extra-articular ao intra-articular para reduzir as taxas de ruptura de enxerto, “pivot-shift” persistente e reoperação em comparação a reconstrução isolada de LCA. OBJETIVOS: Analisar se houve diferença nos índices de revisões das cirurgias de reconstrução isolada do LCA realizadas em pacientes com e sem a lesão associada do LAL, até o 2º ano de pós-operatório. MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo se caracteriza como estudo transversal retrospectivo com análise de prontuários de todos os pacientes submetidos à reconstrução isolada do LCA pelo mesmo grupo de cirurgia de joelho no ano de 2019. Foram incluídos pacientes com acompanhamento de pelo menos 2 anos, que possuíam exames de ressonância magnética realizada na fase aguda da lesão (até 3 semanas) e operados nos primeiros 3 meses após a lesão, momento considerado ideal. RESULTADOS: Os 52 participantes incluídos foram separados em 2 grupos: 19 com lesão associada do LAL e 33 sem lesão associada. Nenhum paciente com lesão associada do LAL sofreu reruptura do LCA e 21,1% tiveram lesões de outras estruturas do joelho após a cirurgia. Nos pacientes sem lesão associada 6,1% sofreram nova ruptura do LCA e 18,2% lesaram outra estrutura após a cirurgia (p=0,544). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não foi observada diferença estatística significativa quanto a lesões do enxerto ou novas lesões de outras estruturas.

PALAVRAS-CHAVE: Joelho; Ligamento Cruzado Anterior; Ligamentos Articulares; Ligamento Anterolateral;