APLICAÇÃO DE FILMES COMESTÍVEIS DE MISTURAS DE GOMA GUAR E MUCILAGEM DE QUIABO INCORPORADOS DE ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO NO REVESTIMENTO DE FRUTOS

REIS, Miriana Rodrigues Dos ¹; SUCKOW, Neoli Lucyszyn ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Química – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Química – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A crescente demanda por embalagens sustentáveis está impulsionando a busca por alternativas aos plásticos tradicionais. Filmes produzidos a partir de polissacarídeos de diversas fontes têm demonstrado propriedades eficazes na minimização da perda de umidade e no retardo da deterioração dos alimentos, evidenciando seu potencial para preservar a qualidade das frutas. A incorporação de óleo essencial de limão nestes filmes confere propriedades antimicrobianas adicionais, contribuindo significativamente para a segurança alimentar. OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo aplicar filmes comestíveis de galactomanana de guar em interação com mucilagem de quiabo no revestimento de frutos maçã incorporados de óleo de limão e avaliar o comportamento dos frutos revestidos com esses filmes através de testes físico-químicos. MATERIAIS E MÉTODO: A mucilagem dos frutos de quiabo foi obtida a partir de extração a quente e a frio. Após a extração aquosa em ambos os processos, parte do extrato viscoso foi precipitado com etanol, desfiado, seco em estufa a 50ºC e moído em gral até a obtenção de pó fino. Outra parte do material foi congelada e liofilizada. Para avaliar o uso dos polissacarídeos no revestimento de maçãs, foram preparadas diferentes soluções de goma guar comercial e mucilagem de quiabo, com a incorporação de óleo essencial de limão em concentrações de 0,5% e 2,5%. Após a higienização, os frutos in natura foram cortados em fatias e separados em grupos, e cada um recebeu revestimento das soluções de misturas de polissacarídeos previamente preparadas. Em seguida, foram secos e tiveram seus atributos físico-químicos avaliados durante um período de armazenamento de sete dias. Para a análise qualitativa da conservação dos frutos, foram realizados testes de perda de umidade, coloração, índice de pH, teor de sólidos solúveis e teor de ácido ascórbico. RESULTADOS: Os métodos de extração e obtenção do polissacarídeo apresentaram características diferentes tanto na forma em pó quanto na aplicação para formação de filmes. Em relação aos testes de revestimento, a acidez titulável não apresentou diferença significativa, e o pH não mostrou grande variação entre as amostras nos dias 4 e 7. O TSS (teor de sólidos solúveis) apresentou um aumento significativo nas amostras com revestimento em comparação à amostra de controle. A umidade aumentou nas amostras com óleo de limão, e o ácido ascórbico apresentou valores de 11,68 a 97,73 mg/100g. Foi observada uma melhor coloração nas amostras recobertas. Embora o processo de extração a quente e precipitação com álcool sejam demorados, eles apresentaram os melhores resultados para a formação de filmes, diferentemente da liofilização, que resultou em filmes frágeis e quebradiços. As análises físico-químicas dos frutos estavam dentro do esperado, apesar dos problemas de calibração inadequada. O teor de sólidos solúveis e a umidade apresentaram características típicas de maturação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização de filmes à base de goma guar e mucilagem de quiabo tem potencial para a conservação de frutos, mas é necessária a otimização das técnicas, a melhoria nas condições dos testes e um maior tempo de acompanhamento para obter resultados consistentes.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Filmes comestíveis; 2. Goma guar; 3. Mucilagem do quiabo; 4. Óleo essencial de limão; 5. Maçã.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.