A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O MULTILETRAMENTO

BINI, Mateus Henrique ¹; NICOLA, Rosane De Mello Santo ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Em uma concepção de língua como espaço de interação social, a escola é a principal agência promotora de multiletramento e letramento crítico dos estudantes, e para garantir isso, o professor deve ter formação voltada para o desenvolvimento do próprio letramento docente.Desse modo, como o currículo de um curso de licenciatura em Letras Português-Inglês propõe o trabalho com o multiletramento dos graduandos? OBJETIVOS: Geral: analisar a matriz curricular de competências (2019-2023) do curso de licenciatura em Letras Português-Inglês da PUCPR, quanto à proposta de multiletramento para os discentes. Específicos: i. Elaborar uma revisão de literatura sobre Letramento, Multiletramento e Multimodalidade. ii. Construir um quadro teórico-metodológico sobre os processos de conhecimento no letramento crítico , conforme Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). iii.Analisar os resultados de aprendizagem propostos nas disciplinas de estudos linguísticos do curso de licenciatura em Letras Português-Inglês da PUCPR (2019-2023) com base no quadro teórico-metodológico sobre letramento crítico. MATERIAIS E MÉTODO: Elaborou-se uma revisão de literatura sobre multiletramento e letramento crítico (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Janks, 2000, 2013; Rojo, 2012; Street 2014) e currículo por competências (Santo Nicola, 2020; Santo Nicola, Org., 2023; Santo Nicola; Vosgerau, 2019; Scallon, 2015). Em seguida, elaborou-se um quadro teórico-metodológico, que serviu de base para a construção de uma rede de processos de conhecimento no letramento crítico (PCLC), utilizando o software ATLAS.ti v. 24. Para a análise, também foi utilizada a Taxonomia revista de Bloom (Anderson; Kathwohl, 2001). RESULTADOS: Como resultados, observou-se que os processos de conhecimento de letramento crítico mais frequentes são Conceitualizar com teoria, Conceitualizar por nomeação e Analisar funcionalmente. O multiletramento está presente na disciplina de Sintaxe da Língua Portuguesa; o letramento crítico, em Estudos Semânticos e Discursivos, além de ambos estarem presentes nos componentes curriculares Introdução à Linguística e à Fonologia, Linguística Textual e Ensino, e Sociolinguística. Por fim, o enfoque do conjunto das disciplinas de estudos linguísticos concentra-se nos domínios Conceitualizar e Analisar, o que é coerente com a competência 1 do curso de Letras Português-Inglês da PUCPR. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, observaram-se três abordagens da pedagogia dos letramentos: didática, funcional e crítica. Todas as disciplinas apresentaram a combinação de ao menos duas abordagens, das quais uma tende a se sobressair.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Multiletramento; 2. Letramento crítico; 3. Formação inicial docente; 4. Licenciatura em Letras; 5 Currículo por competências.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.