EFEITO DE SELANTES FOTOPOLIMERIZÁVEIS NA ESTABILIDADE DE COR E RUGOSIDADE DE RESINAS COMPOSTAS

BRUINJE, Victoria ¹; JUNIOR, Paulo Cesar Soares ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: As resinas compostas são materiais amplamente utilizados pelos dentistas, devido ao seu custo reduzidos e propriedades mecânicas e estéticas satisfatórias. Porém, esse material está sujeito a manchamentos e aumento da rugosidade a longo prazo, o que pode prejudicar a durabilidade e estética das restaurações. Por isso, é de vital importância para saúde bucal que as restaurações permaneçam com uma superfície lisa, já que o aumento da rugosidade afeta diretamente a adesão de bactérias ao material restaurador provoca manchamentos e eventual diminuição das propriedades mecânicas. Os selantes de superfícies são resinas de baixa viscosidade e elevada capacidade de umedecimento, usados com a finalidade de reduzir defeitos aos quais estão sujeitas as restaurações em resina composta. OBJETIVOS: Esse trabalho tem como objetivo comprovar ou não a eficácia desses materiais em melhorar as propriedades das restaurações em resinas compostas. MATERIAIS E MÉTODO: Para comprovação desses resultados, utilizamos rugosímetro de contato (TaylorSurf-Taylor Robson) para medidas de rugosidade superficial e um calorímetro Nh3 para análise de alterações de cor. RESULTADOS: As amostras de resina que tiveram os selantes aplicados apresentaram aumento na rugosidade após aplicação dos selantes e alteração de cor após os selantes e o manchamento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluímos que a utilização de selantes fotopolimerizáveis não traz nenhuma melhoria nas propriedades das resinas compostas, já que não protege do aumento da rugosidade nem de manchamentos na superfície.

PALAVRAS-CHAVE: Resinas Compostas; Selantes; Rugosidade; Manchamento; Cor

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.