GÊNERO E DIREITOS HUMANOS: HORTAS URBANAS COMO VIA DE ALCANCE DAS ODSS 01 E 5

PANZENHAGEN, Luany Ramos ¹; PILLA, Maria Cecilia Barreto Amorim ²
Curso do(a) Estudante: Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A agricultura, essencial desde os primórdios da civilização, contou com a participação crucial das mulheres que evoluiu ao longo dos séculos desde a coleta de alimentos na Pré-história até o cultivo na Revolução Neolítica e na Idade Média, foram fundamentais na Era Moderna e Revolução Industrial e continuaram a contribuir significativamente mesmo com a mecanização no século XX, durante as guerras mundiais assumiram ainda mais responsabilidades. Hoje, seu papel é reconhecido apesar dos desafios contínuos, hortas urbanas emergem como ferramentas para promover segurança alimentar, igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável. OBJETIVOS: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como as hortelãs compreendem o papel das hortas urbanas na garantia dos direitos humanos e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente as ODS 1 (Erradicação da Pobreza) e 5 (Igualdade de Gênero). MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa Qualitativa-Descritiva, realizada em três Hortas Urbanas da região de Curitiba, através de um roteiro estruturado por meio de dimensões que permitem caracterizar a importância social exercida por essas mulheres dentro e fora das hortas. E também na elaboração de uma cartilha e vídeos educativos, feitos a partir da análise das necessidades das hortelãs, que buscam capacitá-las. RESULTADOS: Após conhecimento sobre como as mulheres trabalham dentro das hortas, ficou evidente que elas são um meio de empoderamento feminino e que as hortas têm um potencial econômico limitado. Foi possível evidenciar também que, durante a COVID-19, elas serviram como um meio de solidariedade e que promovem saúde mental e física. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essas iniciativas buscam não apenas melhorar a segurança alimentar, mas também fortalecer o papel das mulheres na comunidade, promovendo seu empoderamento social e senso de comunidade, sendo então perceptível que elas promovem as ODS 1 e 5.

PALAVRAS-CHAVE: Horta Urbana; Direitos Humanos; Empoderamento feminino; Segurança Alimentar; Desenvolvimento Sustentável

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.