O CONTRANARCISO E A SOLITÁRIA ESCRITORA: O DISTANCIAMENTO DO CÂNONE LITERÁRIO DE PAULO LEMINSKI E CAROLINA MARIA DE JESUS

LIMA, Jessica Gordia De ¹; FEITOSA, Carla Valeria Da Costa ²
Curso do(a) Estudante: Letras – Português-Inglês – Pucpr Online – Pucpr Online
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente estudo analisa a exclusão de escritores no cânone literário, focando Paulo Leminski e Carolina Maria de Jesus, e explora os motivos para sua exclusão. Esta pesquisa acadêmica visa promover um debate mais inclusivo e equitativo na literatura, destacando a importância da literatura marginal. OBJETIVOS: O estudo objetiva investigar as razões pelas quais Paulo Leminski e Carolina Maria de Jesus não são reconhecidos no cânone literário brasileiro, apesar de sua relevância e potencial impacto educacional. Busca-se compreender os fatores que impedem a inclusão desses autores no cânone. MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado foi a revisão bibliográfica sistemática com banco de dados e fontes confiáveis. Os materiais utilizados foram: livros, trabalhos acadêmicos, artigos científicos, jornais, revistas e materiais audiovisuais. RESULTADOS: A análise revelou uma sub-representação persistente de autores marginalizados no cânone, apesar do crescente interesse acadêmico. Fatores como origem social, raça, gênero e estilo literário não convencional contribuem para essa exclusão. Identificou-se um aumento na visibilidade de autores marginais, já que diversas produções acadêmicas foram localizadas durante a pesquisa para o presente texto, porém ainda insuficiente. O estudo destacou a importância da legitimação de Paulo Leminski e Carolina Maria de Jesus, reconhecendo suas contribuições únicas para a diversidade literária brasileira. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A exclusão de Leminski e Carolina Maria de Jesus do cânone reflete problemas mais amplos de representatividade na literatura nacional. Recomenda-se uma reavaliação dos critérios de canonização, propondo uma abordagem mais inclusiva. A inclusão desses autores enriqueceria o panorama literário brasileiro e proporcionaria modelos inspiradores para estudantes diversos. Sugere-se uma revisão crítica dos processos de canonização, visando a um campo literário mais democrático e representativo.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Literatura Marginal; 2. Cânone; 3. Carolina Maria de Jesus; 4. Paulo Leminski; 5. Estudos Literários.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.