FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIOS: EXPRESSÃO TERRITÓRIO DO CAPITAL FINANCEIRO

CARDOSO, Beatriz Rodrigues ¹; NETO, Paulo Nascimento ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A financeirização das políticas urbanas no Brasil tem transformado significativamente os grandes centros urbanos, impulsionada por investimentos de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Este estudo examina a influência dos FIIs na configuração do espaço urbano, com foco particular na região Sudeste, que tem se mostrado a mais atrativa para esses investimentos. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa foi analisar a expressão territorial dos FIIs no Brasil, investigando a localização e as características dos imóveis que compõem suas carteiras de ativos. Especificamente, buscou-se inventariar os FIIs em operação, analisar os ativos financeiros quanto à sua localização e identificar padrões espaciais de distribuição. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada em três etapas. Primeiramente, envolveu um aprofundamento teórico sobre a financeirização urbana. A segunda fase consistiu na coleta e sistematização de dados sobre os FIIs, obtidos de relatórios gerenciais e da B3 Bolsa de Valores, utilizando o software QGIS para georreferenciamento. A terceira fase concentrou-se na triangulação dos dados coletados para analisar a expressão territorial dos FIIs. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a maioria dos investimentos dos FIIs está concentrada na região Sudeste, especialmente em São Paulo, com uma predominância de imóveis logísticos. Essa preferência se deve à crescente demanda por infraestrutura de armazenamento impulsionada pelo aumento do comércio eletrônico. Dos 80 imóveis analisados, 65 estão na região Sudeste, e a maioria são galpões logísticos localizados fora das capitais, em áreas metropolitanas. A análise temporal revelou uma expansão contínua até 2020, seguida por uma queda em 2021, indicando o impacto das mudanças econômicas e sociais causadas pela pandemia de COVID-19. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa destacou a influência significativa dos FIIs na transformação dos grandes centros urbanos, com uma concentração de investimentos em imóveis logísticos na região Sudeste. A alta vacância em imóveis de escritórios refletiu as mudanças nas dinâmicas de trabalho, enquanto a menor vacância em imóveis logísticos e shoppings indicou maior estabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Fundos de Investimento Imobiliários; Imóveis; Distribuição territorial; Financeirização; Gestão Urbana.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.