APLICATIVOS DE RELACIONAMENTO HOMOAFETIVOS: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS CULTURAIS AFETIVO-SEXUAIS EM REDES SOCIAIS

GANZELA, Pedro Giovanelli ¹; GARCIA, Marcos Roberto ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A homossexualidade tem sido um tema de intenso debate e investigação em diversas áreas do conhecimento, incluindo a Psicologia e a Análise do Comportamento. Historicamente, a homossexualidade foi frequentemente patologizada, vista como uma anomalia ou desvio a ser corrigido. No entanto, avanços científicos e mudanças socioculturais têm contribuído para a reformulação dessas perspectivas. Hoje, a homossexualidade é vista sob uma luz mais compreensiva e inclusiva, reconhecendo-se sua validade e diversidade. OBJETIVOS: Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi responder à seguinte pergunta: “Como a perspectiva analítico-comportamental atualmente compreende a homossexualidade, uma vez que a teoria do Behaviorismo radical de Skinner enfatiza a função do comportamento, independente de gênero, raça e sexualidade?” MATERIAIS E MÉTODO: Para alcançar esse objetivo, foi utilizado o método de Procedimento de Interpretação Conceitual de Texto (PICT) para a análise dos estudos da área selecionados, destacando os principais conceitos, teses tradicionais (TT), críticas (C) e teses alternativas (TA) encontrados. Em seguida, produziu-se uma análise interpretativa dos resultados, correlacionando as principais ideias dos autores, a fim de produzir um saber robusto que concentrasse o avanço científico da área. RESULTADOS: Ao todo, foram analisados quatro (4) textos na presente pesquisa. O primeiro “A Behavior-Analytic View of Sexuality”, publicado na revista Behavior and Social Issues, autoria de Mallot (1996). O estudo de Táhcita M. Mizael “Perspectivas Analítico-Comportamentais sobre homossexualidade: análise da produção científica” foi publicado na Revista Perspectivas (2018). O capítulo intitulado “Psicologia para quem – Uma discussão analítico-comportamental do feminismo, homofobia e racismo”, escrito por Gallo, Morais, Fazzano e Santos (2019), publicado no livro “Psicologia e Análise do Comportamento: Pesquisa e Intervenção (2019)”. Por último, foi analisado o estudo “Um mapeamento da sexualidade em B.F Skinner”, escrito por Caroline P. Villa e Camila M. de Melo, publicado na revista latina ACTA Comportamentalia (2021). Ao longo do estudo, observou-se uma notável concordância entre os autores, evidenciando uma compreensão consistente sobre o tema. Essa concordância sugere que a compreensão da homossexualidade requer uma abordagem multidimensional que considere não apenas fatores biológicos ou psicológicos, mas principalmente a história comportamental e as influências culturais e sociais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tais achados ressaltam a relevância da Análise do Comportamento na promoção de um entendimento mais inclusivo e preciso da homossexualidade. Espera-se que este trabalho sirva como um guia ou ponto de partida para novos pesquisadores, e recomenda-se a contínua busca pela geração de conhecimentos sobre a homossexualidade no contexto da Análise do Comportamento.

PALAVRAS-CHAVE: Análise do comportamento; Homossexualidade; Sexualidade; Analítico-comportamental; Behaviorismo