LEVANTAMENTO DOS MODELOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DOS CLUBES DE FUTEBOL PROFISSIONAL DO BRASIL E DESCRIÇÃO, AVALIAÇÃO ESPECÍFICA E COMPARAÇÃO DA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DO CLUBE ATHLÉTICO PARANAENSE E DO CORITIBA FUTEBOL CLUBE

SOUZA, Guilherme Gask De ¹; SILVA, Eduardo Damiao Da ²
Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução. Este projeto específico faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo, que estuda a estratégia comportamental, o processo de tomada de decisão estratégica no nível da governança das organizações, com foco no conselho de administração e a influência das emoções nesse processo de tomada de decisão. Para isso, alguns projetos foram desenvolvidos para estudar partes específicas do projeto maior. Neste projeto PIBIC, o foco foi o desenho do modelo de governança. OBJETIVOS: Objetivos. Este estudo teve como objetivo analisar a estrutura e funcionamento do modelo de governança do Club Athletico Paranaense e do Coritiba Foot Ball Club, com foco nos procedimentos eleitorais, composição e funções do conselho. A importância do estudo reside na compreensão e comparação das práticas de governança e gestão adotadas pelos dois clubes, analisando o que pode servir de modelo para outras organizações esportivas. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos. O estudo se baseou na análise dos estatutos dos clubes, com ênfase nas seções que tratam das eleições, composição do conselho e suas atribuições. O objetivo desta análise foi entender como as práticas de governança do Club Athletico Paranaense e do Coritiba Foot Ball Club podem contribuir para uma gestão mais eficiente e transparente. Foram analisados os documentos oficiais dos clubes para identificar os mecanismos de controle e participação dos membros do conselho. A metodologia adotada foi a análise documental, com a revisão dos estatutos dos clubes e uma revisão bibliográfica detalhada. Os dados foram coletados a partir dos documentos disponibilizados pelos clubes nos canais oficiais. A análise foi qualitativa, buscando identificar padrões e práticas relevantes para a governança de cada um dos clubes. RESULTADOS: Resultados. Os resultados indicaram que o Club Athletico Paranaense adota uma estrutura de governança robusta, com mecanismos claros para eleição e composição do conselho. As funções do conselho são bem definidas, o que contribui para a eficiência na tomada de decisões. As práticas de governança do clube incluem a participação ativa dos membros do conselho nas decisões estratégicas e a transparência na comunicação com os stakeholders, porém com centralidade no Conselho Administrativo, que necessita dar um parecer para que haja outras participações. A estrutura participativa do Coritiba Foot Ball Club promove uma maior transparência e envolvimento dos associados, o que é positivo para a legitimidade das decisões. No entanto, essa abordagem pode ser muito burocrática, tornando a tomada de decisão mais lenta e, em alguns casos, dificultando a implementação de estratégias de longo prazo devido às mudanças frequentes na composição dos conselhos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão. Concluiu-se que o Club Athletico Paranaense possui uma estrutura de governança que pode ser considerada um modelo para outras organizações esportivas. A clareza nos procedimentos eleitorais e a definição precisa das funções dos membros do conselho são fatores que contribuem para a eficiência e transparência na gestão do clube. Recomenda-se que outras organizações esportivas adotem práticas similares para melhorar sua governança e gestão. O modelo do Coritiba Foot Ball Club é marcado pela abordagem participativa, mas apresenta algumas dificuldades no processo de tomada de decisão que podem influenciar os seus resultados.

PALAVRAS-CHAVE: Governança esportiva; Governança; Conselho Administrativo; Athletico Paranaense; Coritiba.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.