DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR: MANTER A PAZ E A SEGURANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

DANTAS, Gabriela Cristina Dos Santos ¹; FILIPAK, Sirley Terezinha ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Diversos tratados internacionais e legislações nacionais possuem o intuito de garantir o bem-estar e a segurança integral de crianças e adolescentes, entretanto, é possível evidenciar que no contexto escolar, essa segurança não está sendo efetivada na prática, pois, atualmente os casos de violência escolar, especificamente o bullying, atingem diversos estudantes da rede básica. Nesse sentido, o bullying se caracteriza como um desafio no ambiente escolar, que demanda dos gestores escolares ações de conscientização, prevenção e intervenção, atreladas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a cultura da paz. OBJETIVOS: conhecer, refletir e analisar as ações para prevenir a violência e promover a cultura de paz nas instituições de ensino da educação básica, tornando-as espaços seguros para promover a educação integral de todos os estudantes. Conceituar violência escolar e bullying; elencar as ações para eliminar o bullying, promover a paz e a segurança nas instituições de ensino da educação básica; identificar as condições oferecidas nas instituições de ensino da educação básica para preparar os professores, alunos, funcionários e toda a comunidade para combater a violência, promover a paz e a segurança. MATERIAIS E MÉTODO: Na primeira etapa da pesquisa foi realizado o levantamento da produção científica sobre o tema por meio de teses e dissertações. A segunda e a terceira etapa destinadas para definição do conceito de violência e violência escolar. A terceira etapa dedicada para conceituar o termo bullying, evidenciando os envolvidos na agressão e possíveis consequências. A quarta e última etapa utilizadas para compreender o papel do gestor escolar frente ao bullying por meio da cultura da paz, indicando projetos práticos de prevenção na educação básica. RESULTADOS: A Declaração Universal dos Diretos das Crianças, a Convenção sobre os Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente possuem o objetivo de assegurar a segurança, a integridade e a dignidade de crianças e adolescentes para que desenvolvam integralmente suas habilidades e conhecimentos, no entanto, 36% dos estudantes da educação básica evidenciam vivenciarem situações de bullying ao longo de sua formação. O bullying é uma violência intraescolar, predominante entre crianças e adolescentes e suas principais consequências são baixa autoestima, insegurança e queda no rendimento escolar. Por isso, cabe ao gestor escolar providenciar meios de conscientização e combate ao bullying, incentivando a comunicação e o respeito, promovendo a cultura da paz como forma de prevenção a violência. O dia Nacional do Combate ao Bullying e os projetos Escola Sem Bullying, Curitibinhas da Inclusão, Bullying Não e Bullying Não é Brincadeira são iniciativas práticas de prevenção e combate ao bullying no contexto escolar, para conscientização de estudantes, gestores e toda a comunidade escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações escolares que possuem o objetivo de combater o bullying por meio da prevenção e do combate contribuem para a diminuição dos altos índices de violência escolar evidenciado na educação básica, conscientizando os estudantes, docentes e toda a comunidade escolar por meio do aprimoramento de valores éticos.

PALAVRAS-CHAVE: Violência Escolar; Bullying; Gestor Escolar; Cultura da Paz; Segurança.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.