NOTÍCIAS DO DIABO DE VILA VELHA: UMA PESQUISA SOBRE O CINEMA PARANAENSE NAS PÁGINAS DA TRIBUNA DO PARANÁ

CAVALLI, Ana Clara ¹; SILVA, Rodolfo Stancki ²
Curso do(a) Estudante: Cinema E Audiovisual – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Jornalismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O filme “O Diabo de Vila Velha”, exibido no Paraná em 1965 e dirigido por Ody Fraga, Armando de Miranda e José Mojica Marins, é um marco do patrimônio cultural paranaense. Apesar do apoio financeiro do governo e da Polícia Militar do Paraná, não teve sucesso comercial e fracassou em promover o turismo nas locações utilizadas. Este projeto busca aprofundar a compreensão da produção, impacto cultural e estratégias de seleção de elenco. OBJETIVOS: Este relatório busca trazer os resultados de uma pesquisa que investigou a cobertura do jornal Tribuna do Paraná sobre parte da produção do filme, mais especificamente nos testes para escolher a atriz que seria a protagonista da obra. MATERIAIS E MÉTODO: O veículo analisado, além de noticiar o processo de desenvolvimento da obra, também financiou parte da produção, como evidenciado nos créditos de abertura do filme. A pesquisa utilizou métodos bibliográficos e documentais. A literatura teve como base o livro Maldito – a Vida e a Obra de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. A pesquisa documental na Biblioteca Pública do Paraná focou em jornais do primeiro quadrimestre de 1964, apesar de limitações causadas pela má qualidade e ausência de algumas páginas. A análise do filme “O Diabo de Vila Velha” incluiu a avaliação da participação de Mojica e da atriz Aci Maria, considerando sua atuação e contribuição para a narrativa. RESULTADOS: A análise das reportagens e do filme “O Diabo de Vila Velha” revelou diversos aspectos sobre a produção cinematográfica no Paraná na década de 1960. As reportagens destacaram as candidatas internacionais e os problemas organizacionais do concurso, enquanto o filme refletiu essas falhas através da atuação caricata da protagonista e da narrativa machista. Apesar do apoio do Governo do Estado do Paraná e da Polícia Militar, a execução foi deficiente, resultando em má qualidade de preservação. A indústria cinematográfica local enfrentava desafios significativos em termos de igualdade de gênero e promoção do talento feminino, destacando a importância de políticas de preservação e valorização do cinema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa sobre o filme “O Diabo de Vila Velha”, financiado pela Tribuna do Paraná em 1964-1965, alcançou seus objetivos ao investigar a seleção de elenco para a atriz principal. O concurso, iniciado em 12 de março de 1964, atraiu candidatas de várias partes do mundo e destacou o Paraná. Dezesseis reportagens documentaram o evento, revelando problemas organizacionais. A análise do filme mostrou a atuação inexperiente de Aci Maria e uma narrativa machista. A qualidade da cópia restaurada foi baixa. A pesquisa revelou os desafios do cinema local e a necessidade de políticas de preservação cinematográfica.

PALAVRAS-CHAVE: O Diabo de Vila Velha; José Mojica Marins; Aci Maria; Paraná; Preservação.